Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental

A Clarios, fabricante das baterias Heliar, foi a vencedora do 25º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, que reconhece as melhores iniciativas do setor industrial no âmbito da sustentabilidade. A empresa recebeu o reconhecimento na categoria de empresas de grande porte, concorrendo com outras 70 corporações do Brasil. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) reconheceu a iniciativa da Clarios de criar o seu próprio sistema de manufatura, que envolve todas as áreas da fábrica instalada em Sorocaba (SP) em atividades ambientalmente corretas.

O sistema visa estabelecer uma maneira única para capacitar, impulsionar e medir os avanços dos resultados obtidos. Tem base nos conceitos de Lean Manufacturing e de Melhoria Contínua, estruturado em uma ferramenta de avaliação que é usada para determinar os níveis alcançados por todas as equipes de trabalho.

O sistema criado pela empresa segue, ainda, nove princípios que norteiam toda a organização, que são: Local de Trabalho Seguro, Pessoas Capacitadas, Qualidade Total, Cultura de Melhoria Contínua, Fluxo de Valor, Controle de Material, Visual de Fábrica, Meio Ambiente & Sustentabilidade e Design de Manufatura.

Dentro do princípio de Meio Ambiente & Sustentabilidade, a Clarios incentiva ações como um programa específico para economia de energia elétrica em toda a fábrica, o programa de coleta seletiva e também campanhas sociais, como arrecadações de alimentos. No ano passado, os colaboradores da empresa conseguiram as doações de 800 itens que foram encaminhados a instituições filantrópicas de Sorocaba e região.

“Assim garantimos que todos os colaboradores estejam engajados em criar um ambiente sustentável, pautado nas melhores práticas ambientais, o que nos levou a receber esse importante prêmio”, destaca o vice-presidente e diretor geral da Clarios no Brasil, Alex Pacheco.

Na foto, aparecem Ronaldo Alves, diretor de operações da Clarios, e Nelson Pereira dos Reis, diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.