Purchase Erlotinib Phoenix Buy Minoxidil Pills Online Order Cheap Addyi Online Order Flibanserin Online In The Uk

Quem é quem da eficiência energética

5 - CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Créditos: Shutterstock

Para facilitar a conexão entre diferentes instituições que atuam com eficiência energética no País, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou a publicação ‘Quem é quem da eficiência energética no Brasil’. O índice apresenta o perfil de órgãos do governo, empresas de serviços de conservação de energia (Escos), universidades, centros de pesquisa, laboratórios, instituições de ensino e sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades ligadas ao tema de eficiência energética em território nacional. A cada um dos perfis é relacionada uma seção descritiva com os principais projetos e ações conduzidas na área.

O material foi produzido em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH -, e com o Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre). O conteúdo foi compilado pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Ao todo, 67 instituições participam da publicação, que tem como objetivo tornar públicas as iniciativas em prol do uso consciente de energia e promover a articulação entre os organismos para desenvolvimento de atividades de consumo racional do insumo energético. “Como o mercado de eficiência energética é muito dinâmico, não se espera abarcar aqui todas as instituições brasileiras atuantes em eficiência, mas fornecer um bom panorama setorial”, explica a coordenadora-geral de Eficiência Energética do MME, Samira Sana Fernandes de Sousa Carmo. O MME atribui ao índice a condição de publicação aberta, que permite adições.

Além de contribuir para a articulação do setor e, assim, alavancar a eficiência energética no país, aproximando quem busca usar melhor a energia de quem atua diretamente nessa atividade, a publicação também está alinhada aos compromissos internacionais, assumidos pelo governo federal, e relacionados às ações conjuntas realizadas por diferentes países no combate ao aquecimento global, diretamente dependentes do uso racional de energia.

Desde os anos de 1980 o governo federal vem implementando uma série de políticas e programas voltados para a eficiência energética e, mais recentemente, considerando metas no planejamento energético a médio e longo prazos, inclusive tendo em vista a redução das emissões de carbono para mitigar as mudanças climáticas. Tais ações estão endereçadas aos diferentes setores da sociedade – governo, indústria, academia e sociedade civil –, já que em todos eles cabe promover o uso de tecnologias eficientes e a adoção de hábitos e práticas sustentáveis no consumo de energia.

A publicação soma-se aos esforços empreendidos para adoção de políticas nacionais e para a condução de programas em benefício do desenvolvimento sustentável, ambientalmente mais amigável.

O material está disponível para download em www.mme.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.