Seguro para painéis fotovoltaicos

energia fotovoltaica
Foto: Shutterstock

O Brasil vem desenvolvendo cada vez mais a geração de energia fotovoltaica, que é a conversão direta da luz do sol em eletricidade feita geralmente por meio de painéis. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), atualmente são mais de 27 mil imóveis entre residências e estabelecimentos comerciais que possuem instalações para captação desta fonte energética.

Para atender essa nova demanda, a corretora Marsh Brasil, em parceria com a seguradora Travelers, lançou um seguro com proteção para equipamentos fotovoltaicos. O seguro, chamado Solar Pack, cobre danos causados aos equipamentos, desde a sua instalação e a sua operacionalização, tanto para pessoa jurídica como pessoa física. A expectativa da corretora é de que a procura pelo seguro cresça 20%, pois os equipamentos têm alto valor agregado e necessitam de uma cobertura de seguro em caso de quebra ou qualquer outro dano.

“O Solar Pack combina a proteção para riscos de engenharia, que inclui problemas no processo de instalação dos painéis solares e riscos operacionais, que são danos causados por vendavais, problemas elétricos, roubo, entre outros, além das coberturas de Responsabilidade Civil Profissional para as empresas que instalam o sistema”, afirma André Dabus, diretor de infraestrutura e Power & Utilities da Marsh Brasil.

Dabus explica que geralmente a proteção para riscos operacionais é contratada apenas por pessoa jurídica. Agora, pessoa física também consegue ter acesso a esse tipo de seguro de forma bastante simplificada, já que a contratação pode ser feita através do site da corretora.

Os sistemas de painéis de geração de energia solar fotovoltaica têm vida útil de pelo menos 25 anos. A cobertura de Risco de Engenharia e Responsabilidade Civil Profissional oferece proteção às atividades do período de instalação do sistema fotovoltaico e a cobertura Compreensivo oferece 12 meses de cobertura para o sistema em operação. “Para pessoa física, hoje, o investimento é superior a R$ 15 mil para instalação desses sistemas em residências, ou seja, é muito importante estar coberto para gerir eventuais perdas durante a instalação ou operação do sistema “, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.