Termomecanica substitui 180 mil m² de telhado por material ecológico

FOTO TERMOMECANICA / DIVULGAÇÃO

A Termomecanica, empresa transformadora de cobre e suas ligas e também de alumínio, realizou a substituição do telhado de suas fábricas em São Bernardo do Campo (SP). O projeto durou nove meses e contemplou a troca de 180 mil metros quadrados da cobertura de fibra de amianto por telhas ecologicamente sustentáveis de chapas de zinco com isolante térmico em isopor. Engajada em ações de sustentabilidade, como reutilização de água, reaproveitamento de resíduos e otimização de processos logísticos, a companhia substitui as telhas com o objetivo de aproveitar melhor a iluminação natural e reduzir o consumo de energia, além de proporcionar maior conforto acústico e térmico no ambiente de trabalho.

“Os empregados já estão sentindo no dia a dia os efeitos positivos da modernização dos telhados, com a melhoria das condições térmicas e acústicas dos ambientes. Este é um passo importante para que possamos eliminar 100% as telhas de amianto em nossas instalações, até mesmo porque este é um material que também pode prejudicar a saúde”, comenta Mauro Rodrigues da Silva, da área de Meio Ambiente da Termomecanica.

Com o intuito de honrar seus valores de responsabilidade ambiental, a Termomecanica vem desenvolvendo projetos de eficiência e sustentabilidade. A empresa foi a primeira do segmento a obter a Certificação ISO 50001 (Gestão de Energia) e, atualmente, grande parte de seus lucros financeiros são direcionados para projetos de desenvolvimento, alta tecnologia, segurança e Internet das Coisas (IoT) voltada à Indústria 4.0. 

Sobre a Termomecanica – A Termomecanica é líder na área de transformação de cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados e recentemente ingressou no setor de materiais em alumínio. Fundada em 1942, pelo engenheiro Salvador Arena, a fabricante é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a $800 milhões. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua atual estratégia de negócios.

Administrada pela Fundação Salvador Arena, que investe em educação e no terceiro setor, a Termomecanica contribui para a transformação social por meio de seus resultados. Hoje, a empresa conta com fábricas em São Bernardo (SP), Manaus (AM), Santiago (Chile) e em Buenos Aires (Argentina), além de dois Centros de Distribuição: um em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC). 

 A companhia emprega hoje mais dois mil colaboradores e é uma das maiores indústrias privadas do Brasil. Desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e por dois anos consecutivos – 2017 e 2018 -, ocupou o primeiro lugar no ranking “As Melhores” da Revista Dinheiro, no setor de Mineração, Siderurgia e Metalurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.