27ª Semana de Atualização em Engenharia Elétrica

A parceria empresa-escola traz diversos benefícios tanto para as instituições profissionais quanto para as de ensino. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) sabe disso e tem investido nessa estratégia. A 27ª Seatel – Semana de Atualização em Engenharia Elétrica –, que acontecerá de 20 a 24 de maio, na universidade, é um bom exemplo desse trabalho, pois, através dessas parcerias, promove palestras realizadas por profissionais e focadas em diversos ramos da área.

De acordo com Amanda Presendo Passero, coordenadora geral da Seatel 2019 e aluna do curso de Engenharia Elétrica da UFPR, esse tipo de iniciativa é importante para os alunos, porque os aproxima do ambiente profissional e faz com que eles tenham uma noção maior do que seria trabalhar numa indústria e tenham um melhor panorama dos diferentes ramos de atividade. “Isso facilita a entrada no mercado de trabalho e a escolha do enfoque que darão à carreira”, afirma.

Segundo ela, a universidade realiza, em média, cinco parcerias por ano com as empresas. Há empresas que estão há anos com eles, onde há alunos trabalhando. Outras que fazem processo seletivo com os alunos da Engenharia Elétrica da UFPR. Elas reservam uma sala e vão até lá só pra realizar o processo com eles. Há também empresas parceiras que foram criadas por ex-alunos ou que ainda estão no curso. “A gente sempre está em busca de novas parceiras, principalmente se tiverem alunos nossos trabalhando nelas e que tenham a ver com os projetos de extensão do curso”, explica Amanda.    

A Reymaster Materiais Elétricos é uma das parceiras da UFPR e será, inclusive, a Patrocinadora Gold da Seatel, onde participará também realizando uma palestra técnica. A empresa sempre fomentou esse tipo de ação, abrindo vagas de estágios e participando de eventos nas universidades, fato que chamou a atenção de Amanda quando estava procurando as empresas para possíveis parcerias: “Eu vi que a Reymaster sempre promove palestras e cursos e, além disso, se preocupa bastante com seus funcionários. E, conversando com a empresa, eles falaram que gostariam muito de estar sempre realizando palestras e trazendo profissionais para nos atualizar sobre o assunto. Isso tem muito valor, principalmente para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho”, conta Amanda.  

Para Marco Stoppa, diretor da Reymaster, a parceria empresa-escola é interessante para as empresas, pois possibilita o surgimento de soluções inovadoras: “O ambiente universitário é palco de inovações, porque há um grande estímulo intelectual e inventivo lá. Trazer os alunos para perto de nós, é trazer a possibilidade de novas ideias e criações na empresa”, garante Stoppa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.