Em busca de reação – CONSTRUSUL

Feira marcada pela presença de visitantes qualificados, Construsul tem boa movimentação e desperta expectativa quanto à possível aceleração do ritmo da atividade da construção civil.

A 22ª Construsul – Feira Internacional da Construção, realizada anualmente, transcorreu em clima de muita expectativa, quanto a uma eventual retomada da atividade da construção civil, e, ao mesmo tempo, de otimismo. Entre 30 de julho e 2 de agosto, mais de 32 mil profissionais do setor prestigiaram a mostra, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre (RS).

Paulo Richter, diretor da Sul Eventos – promotora da Construsul – disse durante a cerimônia de abertura da feira que a área da construção civil brasileira enfrenta atualmente um desafio grande, embora positivo. “Quando falamos em desafio, temos que olhar para frente e dar o primeiro passo, o segundo passo, o terceiro passo… Se pudermos começar a correr, vamos correr. Quiçá esta feira possa ser o pontapé inicial para este segundo semestre. Que as coisas andem. Que o Brasil se harmonize. O Brasil se harmonizando, tudo começa a andar”, acredita.

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, observou que o setor da construção civil envolve não só o movimento da economia e a geração de empregos, mas também aspectos como moradias decentes para as pessoas.

Segundo Stédile, a Região Metropolitana de Porto Alegre concentra por volta de 1.580 loteamentos irregulares, abrigando quase 800 mil pessoas. “Minha tarefa, como secretário da Habitação, é me preocupar com essas pessoas, levar vida digna, moradias decentes e para isso há necessidade de investimento governamental do Estado e principalmente do governo federal, na área da construção civil”, destaca. O secretário garantiu que não faltarão esforços do governo do Estado para incentivar o setor e que pretendia discutir com o governo federal questões como liberação de recursos e redução tributária para o setor.

Terminada a Construsul, Paulo Richter demonstrou satisfação com os resultados obtidos: “A feira foi excelente. A visitação atingiu o esperado e o índice de renovação (de empresas) para (participação em) 2020 está dentro das expectativas. Além disso, é perceptível a satisfação dos expositores com a realização de negócios durante a feira”.

Roberto Bernardi, diretor Comercial do Âncora Group, revelou que a participação na feira superou as expectativas da companhia, que fechou diversas negociações e encaminhou outras.

“Percebemos que a feira cresceu muito, aumentando de forma significativa o público qualificado. Recebemos diversos distribuidores e lojistas, conseguindo ampliar nosso relacionamento no Sul do País. Neste ano apresentamos a nossa nova marca Einhell aos sulistas e a receptividade foi muito boa”, comemorou.

A fabricante de fios e cabos elétricos IFC/Cobrecom também aprovou o evento deste ano. “A movimentação em nosso estande foi muito maior, em comparação a 2018. Além disso, a Construsul possui público muito qualificado, o que gera muitos negócios”, analisa Rodrigo Tanji, supervisor de Marketing da empresa. Mais de cinco mil pessoas passaram pelo estande da IFC/Cobrecom durante os quatro dias da feira. “Além de muitos clientes antigos, recebemos a visita de engenheiros, construtoras e futuros clientes que já conheciam a marca e foram nos conhecer pessoalmente para fazer novas parcerias”, complementa o gerente Comercial da empresa, Pedro Paulo Assumpção dos Santos.

A IFC/Cobrecom promoveu uma ação de peso no evento, levando para seu estande o atleta Falcão, maior jogador da história do Futsal. O craque, que participa das campanhas publicitárias da empresa, interagiu e tirou fotos com o público presente.

A próxima edição da Construsul está agendada para os dias 21 a 24 de julho de 2020.


Lumanti

Um dos destaques da empresa na Construsul foi a Linha de Refletores Premium LED SMD de 50, 100 e 200 W, que destina-se à aplicação em ambientes como estádios de futebol, por exemplo. Com dois anos de garantia e vida útil de 50 mil horas, a solução permite economia de energia de até 83%, conforme informa a empresa. Informações técnicas: frequência 50/60 Hz; IRC > 80; FP ≥ 0,97; bivolt (100-240 V); ângulo de abertura 100º; IP-66 e estrutura em alumínio. Os modelos possuem temperatura de cor de 6.500 K e fluxo luminoso de 6.000 lm (50 W), 12.000 lm (100 W) e 24.000lm (200 W).


Ilumi Materiais Elétricos

Uma das atrações da Ilumi na Construsul foi a Linha Vivaz (fotos). Feitas em policarbonato, as placas possuem proteção UV e destacam-se pelo design elegante, com peças na cor branca e linhas retas. Vivaz oferece a linha completa de funcionalidades, incluindo interruptores, tomadas, campainhas e entradas USB e telefone, entre outros recursos. Outra novidade da Ilumi foi a linha de Luminárias Tartaruga Decor, na versão com capa (cores preta e branca) e sem capa, ambas em 60 W 250 V~.


Vonder

O Gerador/Inversor a Gasolina GIV 2000 Vonder conta com sistema de partida manual retrátil e luzes indicativas de falta de óleo, sobrecarga e ligado, com instruções importantes para seu uso. O modelo possui motor monocilíndrico (OHV – 4 tempos) de 79 cm³ (cc), potência de 3,0 hp, também disponível nas tensões 127 V~ ou 220 V~. Deve ser utilizado com gasolina comum (capacidade do tanque de combustível de 3,6 litros), com potência máxima de saída de 2 kVA (2.000 W), autonomia aproximada de 4 horas e dispõe de duas tomadas de saída padrão brasileiro. IFC/Cobrecom

O Cabo para Sistema de Alarme de Incêndio 600 V é indicado para tensões nominais de até 600 V. Esse condutor elétrico é recomendado para a alimentação do sistema de detecção e alarme de incêndio de forma a evitar interferências de ruídos externos nos sinais transmitidos. O Cabo possui cobertura na cor vermelha e é formado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento classe 4, isolado com composto de PVC para temperaturas até 105 ºC. As veias do produto são identificadas por cores, sendo preto e vermelho (pares) e preto, branco e vermelho (ternas). Estes elementos (par ou terna) recebem a fita separadora de poliéster não higroscópica, blindagem coletiva em fita de poliéster aluminizada em contato elétrico com condutor dreno de cobre estanhado de 0,5 mm² e cobertura de PVC ST2 (105 ºC) na cor vermelha. Além de confiável, seguro e de qualidade superior, o Cabo para Sistema de Alarme de Incêndio 600 V da IFC/Cobrecom está de acordo com as normas técnicas que regem esse segmento de condutores elétricos. Disponível nas seções nominais 0,5; 0,75; 1,0; 1,5; 2,5 e 4,0 mm².


TECPLUG

A TECPLUG é uma empresa fundada em 2015, com tecnologia cem por cento nacional e tem como foco projetar, industrializar e comercializar produtos inovadores que garantam a segurança dos usuários de produtos elétricos. Safeplug é uma linha de tomadas de 10 e 20 ampères composta por um sistema de dupla proteção contra choques elétricos. A liberação aos terminais energizados ocorre apenas após encaixar o plugue, girar 90 graus para a direita e plugar o equipamento. Ao retirar o plugue, seu centro retorna à posição de proteção. Sua instalação é feita de modo tradicional nas caixas 4×2. Todos os produtos da linha Safeplug possuem 10 anos de garantia. Com o compromisso pela qualidade e satisfação de seus clientes, a TECPLUG somente utiliza matérias-primas nobres na fabricação de seus produtos, além de possuírem todas as certificações exigidas.


Starrett

A Serra Copo Deep Cut DCH (foto1) possui nova dentição com performance superior. Indicada para cortar materiais sólidos ou tubos com espessura de parede superior a 3 mm. A profundidade de 51 mm da serra copo melhora o desempenho de corte em tubos, principalmente quando é necessário cortar através de ambos os lados do tubo.

Destaque para o novo material no dente para maior resistência ao calor e ao desgaste e maior vida útil do produto – Extra Cobalto. A Starrett apresentou também a Trena de profundidade (foto 2) para medição de tanques com fita em inox, indicada para tanques de fertilizantes, sucos cítricos, ácidos e etanol e o Disco de carboneto de tungstênio multiuso.


Daikin

A Daikin é uma empresa japonesa, líder mundial em sistemas de ar-condicionado para uso residencial, comercial e industrial. Nascida em 1924, está presente em mais de 150 países, com mais de 70 mil funcionários e mais de 90 centros de produção. Presente com sua linha de produtos há mais de 10 anos no Brasil. Na Construsul, destacou soluções como o moderno e eficiente Split Hi Wall Exclusive. Fabricado no Brasil com engenharia japonesa, o equipamento economiza de 30% a 60% de energia, comparado com Splits que utilizam compressores de rotação fixa. Com alta durabilidade e capacidades que variam de 9.000 a 24.000 BTU/h, está entre os equipamentos mais silenciosos do mercado.


Soprano

Completando 65 anos, a Soprano levou à feira sua linha completa de produtos e serviços para os segmentos de materiais elétricos, fechaduras, ferragens, fechaduras digitais e smart, além de parte do portfólio de componentes para móveis e utilidades térmicas. A Unidade de Materiais Elétricos mostrou uma nova linha de interruptores e tomadas; produtos para energia solar fotovoltaica; linha de mini disjuntores SHB DC de 500 V e 1.000 V até 32 A; linha LED até 52 W; linha de chave boia até 25 A; linha de dispositivo de proteção contra surtos – DPS de 175 V e 385 V e a fita auto fusão resistente à umidade, para uso em média tensão (35 KV) e alta tensão (69 KV). A linha de energia solar fotovoltaica (foto) inclui componentes do sistema, como placas fotovoltaicas, inversores, micro inversores, cabos solares, estruturas de fixação, string boxes e carport (estrutura metálica para cobertura de estacionamento com fechamento por módulos fotovoltaicos, gerando sua própria energia).


Minipa

O modelo ET-1507B (foto 1) é um Multímetro de aplicação em ambiente industrial de categoria III 600V, com lanterna e autodesligamento. É frequencímetro, capacímetro e detector de tensão, tudo em um só equipamento. O instrumento pode ser usado na medida de sinais de tensão DC/AC True RMS, corrente DC/AC True RMS, resistência, capacitância, frequência de rede, duty cycle, detecção de tensão sem contato (NCV), testes de diodo e continuidade e gerador de ondas quadradas. Outra novidade foi o modelo ET-3201 (foto 2), um Alicate amperímetro digital para ambientes industriais, categoria de segurança IV 300V, com lanterna e detecção de tensão sem contato. É um equipamento TRUE RMS. Este instrumento pode ser usado em medições básicas na área de eletricidade, como tensão AC e DC, corrente AC e resistência. Possui a função Peak Hold, muito utilizada para captura de corrente de partida de motores, com a facilidade de um alicate amperímetro.


Blumenau Iluminação

A Linha Smart é composta por Spots em ABS para trilho eletrificado (foto 1). Estão disponíveis modelos de 5 W, 350 lm e 3.000 K ou 6.500 K. Cada spot possui as dimensões de 59x105mm e pode ser encontrado nas cores preta e branca. Já a Linha Smart Plus (foto 2) oferece Spots em alumínio para trilho eletrificado.

Disponíveis em três opções: 10 W, 700 lm e 3.000 ou 6.500 K (45×105 mm), 18 W, 1.350 lm e 3.000 ou 6.500 K (60×128 mm) e 24 W, 1.800 lm e 3.000 ou 6.500 K (75×141 mm).

O corpo do spot pode ser encontrado na cor branca. A Blumenau oferece ainda trilhos eletrificados por metro e conectores para conectar trilhos em sequência.


Pluzie Materiais Elétricos

A linha Revier alia requinte, modernidade e elegância com a qualidade e tecnologia Pluzie. Trata-se de uma linha completa de interruptores e tomadas, na cor champagne, que dão um toque de sofisticação a qualquer ambiente. Com excelente acabamento e textura diferenciada, a linha Revier está disponível nos tamanhos 4×2 e 4×4, o que possibilita personalizar as funcionalidades através de vários módulos combináveis com a opção de vir com LED. Indelec do Brasil

A empresa destacou o sistema de Para-raios PREVECTRON®3. A tecnologia do PREVECTRON® baseia seu funcionamento nas características elétricas da formação do raio. O para-raios com dispositivo de ionização (PDI), desenvolvido na França pela Indelec, oferece hoje uma zona de proteção maior que qualquer sistema de proteção tradicional, segundo a empresa. O PREVECTRON® se caracteriza com a emissão antecipada de um traçador ascendente antes que qualquer outro objeto dentro do seu raio de proteção, oferecendo assim uma zona de proteção maior. Isto é possível graças a sua unidade de processamento (circuitos eletrônicos, calculadoras e condensadores), permitindo uma detecção dinâmica das variações do campo elétrico, além da sua ponta central totalmente condutora e seu funcionamento autônomo. O PREVECTRON® oferece vantagens como menor custo de implantação, instalação facilitada e rápida, manutenção simplificada e menor impacto visual. Segundo a Indelec, é ideal para grandes áreas fechadas e abertas. Projeto, fabricação, testes de validação e instalação do PREVECTRON®3 cumprem as normas francesas e internacionais, particularmente a NF C 17-102:2011, UNE 21-186:2011 e NP 4426:2013. O sistema possui certificações Bureau Veritas, UL, Unicamp, CE e Qualifoudre.


CORTAG

Zapp 650 Fit é um cortador elétrico para cortes em ângulos de 90º e 45º e realizar chanfros em 45º. Indicado para revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores, granitos e pedras naturais, com superfícies lisas, ásperas ou em relevo, com espessuras até 3,5 cm e comprimento de até 65 cm. Destaque para o sistema de refrigeração do disco de corte com reservatório de água e bomba d´água de alta vazão e para a barra de encosto regulável para a execução de cortes precisos em ângulo retos (90º) ou na diagonal (45º)


Makita

Com mais de 100 anos de história, a multinacional japonesa Makita lança a Amarradora de Vergalhão a Bateria modelo DTR180ZJ, que se destaca por proporcionar maior produtividade através de amarração sequencial mais fácil e rápida. Este incremento na produtividade traduz-se em maior velocidade na amarração, que pode atingir 0,95 segundos por amarração (considerando 2 vergalhões 10 mm), além da qualidade do aperto garantida pela uniformidade da pressão na amarração automática do arame. Com 2 modos selecionáveis (simples e contínuo) e ajuste da força de amarração em 6 níveis, a DTR180ZJ pode ser aplicada em vergalhões de 10, 13 e 16 mm com um arame de 0,8mm. Seu design fino e compacto (comprimento x largura x altura: 304 x 93 x 301 mm, distribuídos em 2,6 kg) também permite manuseá-la em áreas estreitas com apenas uma das mãos. Somam-se a isso o conforto proporcionado ao operador, que consegue finalizar seu trabalho em menos tempo com mínimo esforço físico, e segurança, ao evitar ferimentos com pontas soltas de arame ocasionadas pela amarração manual. A DTR180ZJ também proporciona mais economia ao operador, que não apenas deixa de desperdiçar arame, como pode aproveitar a mesma bateria em outros produtos que compõem o universo de mais de 270 modelos a bateria 18V da Makita.


Pabovi Indústria de Plásticos

Para a área da construção civil, a Pabovi dispõe de diversas soluções, com mangueiras de polietileno e siliconadas, além de conduítes, eletrodutos flexíveis e corrugados, entre outros. A linha de corrugados está disponível nas cores amarelo e laranja e também em outras cores (azul, vermelho, cinza e branco, por exemplo), conforme o tipo de instalação a ser feito. Fabricados em PVC, os produtos atendem à norma NBR 15465.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.