EMO Hannover 2019

Organizadores da EMO Hannover aproveitam a Expomafe para promover a edição 2019 da feira líder mundial de metalurgia, que ocorre em setembro na Alemanha.

No dia 08 de maio, os responsáveis pela EMO Hannover organizaram uma coletiva de imprensa junto à Expomafe, em São Paulo, para divulgar a 22ª edição da feira, apontada como principal evento mundial da área de metalurgia. A feira ocorre entre os dias 16 e 21 de setembro, na Alemanha, e seus números impressionam.

Até o dia da coletiva, mais de 2.000 expositores, de 47 países (inclusive do Brasil), já haviam se registrado no evento. Entre eles, empresas líderes de mercado em todos os setores de tecnologia, como DMG Mori, FFG, Mazak, Siemens, Grob, Doosan, Fanuc, Okuma, Makino, Index, GF Machining Solutions, Chiron, Trumpf, SLM, Stratasys, Paul Horn, Iscar, Sandvik e Kuka.

“Os principais fabricantes de tecnologia de produção vão se apresentar em Hannover na maior e mais abrangente feira de produção industrial”, afirma o Dr. Wilfried Schäfer, diretor Geral da VDW (Associação das Fábricas Alemãs de Máquinas-Ferramenta).

O número de visitantes no evento também chama a atenção, assim como o seu perfil altamente qualificado, diversificado e proveniente de diversos países. Em 2017, quando ocorreu sua última edição, o evento atraiu cerca de 130.000 visitantes, sendo que quase metade veio de fora da Alemanha (de quase 160 países).

“A EMO Hannover é indiscutivelmente a principal plataforma de inovação para máquinas, soluções e serviços em metalurgia”, enfatiza Schäfer. De acordo com ele, 72% dos expositores trouxeram inovações para Hannover em 2017, que foram desenvolvidas especificamente para a EMO. Segundo Schäfer, não há outra feira de negócios com esse cenário.

Sob o lema “Tecnologias inteligentes que impulsionam a produção de amanhã!”, a EMO Hannover aborda os maiores desafios enfrentados pela indústria do Século XXI. Por isso é correto afirmar que um de seus principais focos é a disseminação de informação e orientação.

Segundo os organizadores, o evento oferece informações sobre os mais recentes desenvolvimentos entre fornecedores de todo o mundo, e também sobre tendências em automação, eficiência energética, segurança no trabalho, novos processos de fabricação e materiais. Sem contar a orientação no desenvolvimento de novos modelos de negócios e oportunidades de cooperação com startups, assegurando a necessidade de trabalhadores qualificados ou recrutamento de pessoal júnior.

“A VDW selecionou os temas mais importantes para a EMO desse ano e, juntamente com os seus parceiros, está organizando uma vasta gama de campanhas especiais”, destaca o Dr. Wilfried Schäfer, que completa: “O fator crucial para a fábrica inteligente é a rede abrangente de pessoas, sistemas e processos de negócios ao longo de toda a cadeia de valor”.

Schäfer observa ainda que as tecnologias inteligentes são a chave para maior produtividade, melhor qualidade e maior flexibilidade. Estes são os objetivos clássicos em torno dos quais giram os novos e futuros desenvolvimentos na tecnologia de produção. A digitalização e a rede inteligente da fábrica também permitem novas funções, como monitoramento de processos ou manutenção preditiva, que vão um passo além com máquinas de aprendizagem baseadas em dados inteligentes e análise de dados. Elas criam a base para novos modelos de negócios, por exemplo, economia de plataforma, para que clientes e fornecedores possam alcançar o próximo nível de eficiência.

Foco na Internet das Coisas

A fim de destacar todas as facetas da indústria 4.0, a Internet das Coisas será integrada em várias constelações temáticas na EMO Hannover deste ano:

Área de exposição exclusiva para IoT em produção: É reservada para expositores individuais na área de tecnologia de controle, software e tecnologia de automação. Já em 2017, fornecedores de controle clássicos como Beckhoff, Bosch, Fanuc, Heidenhain ou Siemens, além de alguns consórcios de engenharia mecânica como Adamos ou Axoom, apresentaram suas plataformas de TI na EMO Hannover. “Sabemos que essa área de exposição também oferece um ambiente altamente interessante para fornecedores de TI como IBM, HP, GE, SAP, Microsoft Oracle, Telekom e outros, se quiserem impulsionar seus negócios com fabricantes de tecnologia de produção”, comenta Schäfer. Na EMO Hannover, isso será ainda mais bem-sucedido porque todos os tomadores de decisão da tecnologia de produção estarão representados ao longo de toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto até a produção, gestão da qualidade e logística. “Os planejadores de produção hoje não só investem em máquinas, mas também querem ver soluções completas, e nenhuma outra feira oferece isso tão bem concentrado quanto a EMO Hannover”, resume Schäfer.

Área de exposição especial indústria 4.0: soluções inteligentes para o seu negócio: Empresas inovadoras e institutos de pesquisa de renome apresentam soluções inteligentes para o negócio de sucesso dos seus clientes no âmbito da área industrial 4.0. Estes podem ser componentes inteligentes para monitoramento de processos ou suporte ao operador, soluções que garantem fluxo de dados suave com máxima segurança de dados, e muito mais. A exposição especial será complementada por representantes da área de pesquisa para refletir o estado atual do desenvolvimento científico. Além disso, um fórum de especialistas oferece a oportunidade de discutir não só as ofertas realizadas, mas também as visões para o futuro, com um vasto público especializado. A VDW está desenvolvendo a área de exposição especial em conjunto com o Konradin Media Group.

Pavilhões de países: Haverá também estandes conjuntos de países neste ambiente. Até agora, China, Taiwan e Suíça se registraram. A VDW ainda está em conversações com a França e o Japão. Todos eles têm suas próprias iniciativas nacionais para a Indústria 4.0 ou IoT e estão cordialmente convidados a apresentá-las na EMO Hannover 2019.

Fórum de tendências da Indústria 4.0: A VDW coopera com a Associação Comercial de Software dentro da VDMA (Associação Alemã de Máquinas e Equipamentos – Verband Deutscher Maschinen- und Anlagenbau), a organização central para engenharia mecânica e de instalações, o segundo maior setor de clientes para máquinas-ferramenta. Durante todo o período da EMO, ela organizará um fórum de alto nível sobre tendências na indústria 4.0 e aprendizado de máquina com palestras e painéis de discussão. Além disso, está planejado para se concentrar no futuro do trabalho.

Umati – uma linguagem comum para a indústria 4.0: Finalmente, o padrão de interface para máquinas-ferramenta baseado no OPC UA com todas as suas funcionalidades será apresentado na EMO Hannover 2019. Ele garante uma conexão neutra e aberta das máquinas com sistemas de TI de nível superior. Este é um pré-requisito para o sucesso da Indústria 4.0. Só então os dados das máquinas de diferentes fabricantes com diferentes controladores podem ser transferidos para sistemas ERP e MES ou para a nuvem. Lá eles são processados ou avaliados posteriormente e, assim, formam a base para novos serviços e funções.

Esta conectividade é a chave para todo o valor agregado e modelos de negócios que a comunidade empresarial espera alcançar com a Indústria 4.0. As pequenas e médias empresas, em particular, precisam da possibilidade de ligar facilmente as suas máquinas para poderem participar nos novos desenvolvimentos no ambiente IoT e continuarem a poder concentrar-se no respectivo know-how de base.

É por isso que a VDW, juntamente com oito conhecidos fabricantes alemães de máquinas-ferramenta e todos os importantes fornecedores de controle, lançou a interface Umati há mais de um ano. Ela representa a interface universal de máquinas-ferramenta. Até à data, foram definidos mais de 20 casos de aplicação, tais como uma rápida visão geral da produção, progresso do programa e estado da máquina num relance, manipulação de uma ordem de produção, criação de estatísticas de erro ou estado operacional num ecrã de fluxo temporal. Eles são descritos por mais de 100 parâmetros relevantes, por exemplo, máquinas que funcionam sim/não. No final de 2018, foi criado um grupo de trabalho conjunto na OPC UA. Desde então, a comunidade internacional de máquinas-ferramentas tem podido participar na revisão e divulgação da norma.

O objetivo é apresentar uma implementação completa da especificação na EMO Hannover 2019 – na medida em que ela esteja disponível até então – com um número grande de parceiros.

Futuro da Produção Industrial

De acordo com os organizadores, a EMO Hannover 2019 cobre todos os desafios que a produção enfrenta, desde a tecnologia de máquinas e soluções de TI até o mundo do trabalho em constante mudança. Ela mostra o quanto as próximas gerações de máquinas serão mais produtivas, eficientes e flexíveis. Com muitos eventos de apoio, o evento mostrará como o networking na produção está cada vez mais se espalhando por todas as áreas. O processamento de pedidos, a preparação e o planejamento da produção, a fabricação e a logística mudarão. Novas funções e serviços estão surgindo. Afinal, as pessoas na indústria precisam ser qualificadas para essas tarefas. “A EMO Hannover 2019 tem algo a oferecer em todas as áreas. Com muitos eventos de apoio e feiras especiais, os organizadores da EMO complementam as ofertas dos expositores. Assim, a EMO se tornará novamente uma Meca para a tecnologia de produção internacional e apontará o caminho para o desenvolvimento nos próximos anos”, conclui Schäfer da VDW.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.