Encontro de Empresas Projetistas e Consultores

Shutterstock

Organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o XIX ENPC – Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, acontece dias 10 e 11 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), e terá como tema central “O Desafio de Utilizar Tecnologias não Convencionais – Do Projeto a Manutenção”.

Dos temas abordados, estão na pauta sistemas de absorção, cogeração, geotermia, insuflação pelo piso, piso e teto radiantes, viga fria, desacoplamento de calor sensível e latente, termoacumulação de água e gelo, líquidos dessecantes, rodas dessecantes, soluções de arquitetura, rodas entálpicas e refrigeração com energia solar.

O evento reunirá diversos palestrantes nacionais e internacionais e ocorrerá das 8h30 às 18h30, dentro da Febrava – Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Já estão confirmadas as empresas Armacell, Aerem, Belimo Brasil, Ecoquest, Eletrofrio, Evapco, Fiocruz, IMI Hydronic, LG Eletronics, Lubrizol, Midea Carrier, Sictell, Trane, Trox e Weger.

De acordo com os organizadores, esta edição será uma das maiores e é uma oportunidade para divulgar, durante os dois dias de evento, as tecnologias não convencionais, tanto em projetos quanto na manutenção dos sistemas e suas aplicações, além do compartilhamento de experiência e expertise dos profissionais presentes no encontro.

Para Mário Sergio Almeida, presidente do DNPC, o tema é desafiador e surgiu da necessidade de trazer algo diferente para o setor. “Não se trata de novas tecnologias, e sim das pouco utilizadas. Hoje as dificuldades financeiras e econômicas brasileiras impedem a utilização de tecnologias mais desafiadoras e os projetos vão caindo numa rotina, com soluções convencionais e sem preocupações energéticas, fruto da falta de capacidade financeira dos investidores; assim surgiu a ideia de trazer esse tema à luz”, diz.

Michelle Sugisawa, executiva do DNPC, destaca que existem excelentes tecnologias no mercado, que por vezes, não são utilizadas no dia a dia, com excelentes soluções, porém, exigem cuidados e aplicações especiais para finalidades específicas. “Assim, a ideia deste encontro é apresentar como é possível e interessante economicamente utilizar-se destas tecnologias”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.