Iluminação em LED

O mercado de varejo é o que mais investe em espaços e tecnologias para compor Centros de Distribuição mais estruturados. Segundo dados de 2019 da empresa CBRE, uma das principais consultorias internacionais especializadas no segmento, o Brasil conta atualmente com 1,4 milhão de m² de condomínios logísticos construídos por ano, um total médio de 625 galpões em todo o território nacional.

A demanda é grande e o uso de galpões tem se popularizado nos últimos anos, principalmente com o aumento do comércio eletrônico. Entretanto, os espaços destinados ao armazenamento e logística de produtos requerem atenção redobrada, principalmente nos quesitos que englobam segurança e organização. Para garantir esses pontos, um dos primeiros e principais itens a serem levados em consideração na hora do checklist são os sistemas de iluminação.

Estruturar um centro de distribuição com um sistema de luminosidade eficiente, de fácil operação e inteligente, possibilita a assertividade e ganhos em muitas operações que acontecem nesses ambientes. Afinal, quanto mais fácil for o acesso e a visibilidade do que é armazenado e as suas identificações, maior será a qualidade e rapidez nos processos logísticos – requisitos básicos para uma operação de ponta.

A consolidada tecnologia de iluminação em LED é a mais indicada para ser utilizada em centros de distribuição, seja na área interna ou externa. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), as lâmpadas e luminárias desse tipo quase não perdem o fluxo luminoso durante o seu período de uso, ao contrário dos produtos com lâmpadas fluorescentes, que podem chegar ao fim da vida útil com apenas 16% do fluxo luminoso inicial. A pesquisa também revela que o tempo de vida útil do LED atinge em média 70 mil horas, sendo que se utilizadas durante oito horas por dia, podem durar aproximadamente 24 anos.

Em comparação com as tecnologias tradicionais, os equipamentos em LED apresentam também baixo risco de manuseio, pois não possuem partes vivas/energizadas ao acesso dos usuários (como é o caso das lâmpadas) e exigem quase nenhuma manutenção. Em relação à sua eficiência, essa também leva vantagem, uma vez que converte quase toda a energia elétrica consumida em luz, dissipando muito pouco calor no ambiente, além de não emitir raios ultravioleta ou infravermelho. Essas vantagens só reforçam como é possível garantir o bem-estar e a segurança dos colaboradores, além de um aumento na produtividade dos estabelecimentos.

A implementação da iluminação em LED ajuda diretamente a reduzir o impacto e o risco ambiental, pois não contêm elementos poluentes e contaminantes (como o mercúrio e o chumbo que são presentes nas lâmpadas convencionais) e ainda promove uma economia no consumo de energia elétrica de até 90%. Com tantos benefícios, entre ter uma vida útil longa, emitir uma luz direcionada, redução de material descartado e ter alta tecnologia que não aquece o ambiente, a utilização do LED nos centros de distribuição já se tornou tendência e deve ser aproveitada sem ressalvas por essa parcela do mercado.

Se pararmos para avaliar, a economia e eficácia que a iluminação em LED proporciona vai muito além da redução de custos. O sistema é uma solução energética eficiente e se tornou indispensável para quem atua no setor logístico, corroborando com os processos do dia a dia e os mais altos níveis de certificações para projetos sustentáveis.

E você, já pensou em como deixar seu centro de distribuição mais econômico?

Escrito por Rodrigo Travi (foto), CEO e diretor Comercial da LEDAX. É um empreendedor serial e formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade Federal da Bahia

5 thoughts on “Iluminação em LED

  • novembro 19, 2020 em 7:31 pm
    Permalink

    Boa Noite!
    Com os arquivos oferecido pela Potência Portal, estou me aprofundando no setor de iluminação LED, como adquiro material para estudo,
    aguardo,
    obrigado,
    Jeovaldo,
    Engenheiro Eletricista.

    Resposta
    • novembro 20, 2020 em 2:04 pm
      Permalink

      Olá Jeovaldo, tudo bem? Ficamos muito felizes em saber disso! 👍

      Resposta
  • novembro 19, 2020 em 8:11 am
    Permalink

    O conforto ambiental cada vez mais é uma preocupação para o desempenho dos funcionários e a boa iluminação artificial faz parte da lista do escopo de um projeto para obtê-lo. Há poucos anos ainda existia o fabrico das lâmpadas incandescentes que desperdiçava energia enormemente. Transformava em energia luminoso apenas 5% da que consumia, gerando calor por efeito Joule os restantes 95%, provocando o aumento das potências instaladas dos equipamentos de climatização de ambiente. Embora fosse de calor sensível. Eram boas reprodutoras de cor(vide as vitrinas das lojas). Hoje já existem diversos sucedâneos para esse tipo de característica, inclusive entre as lâmpadas ledes. O Brasil possui cerca de 80 milhões de domicílios e fácil calcular a grande economia do consumo de energia e a diminuição das demandas pela disseminação da lâmpada led. Temos aqui um complicador que é o preço dessas lâmpadas e um subsídio para a pessoas de menor poder aquisitivo poderia ser uma medida com o retorno econômico-financeiro garantido e bem interessante. Por extensão dos benefícios, no final da linha, a mãe natureza fica bastante agradecida!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.