Iluminação inteligente

PARCERIA ENTRE A SIGNIFY E A CIDADE DE LOS ANGELES ABRE NOVAS PORTAS PARA A CIDADE INTELIGENTE, UTILIZANDO INFRAESTRUTURA DE ILUMINAÇÃO DE RUA CONECTADA.

A Signify, antiga Philips Lighting, embarcou, juntamente com a cidade de Los Angeles, no ano de 2016, em um projeto para expandir suas iniciativas de cidades inteligentes projetadas para ajudar a melhorar a segurança pública e apoiar os serviços municipais dos residentes, visitantes e empresas locais.

Aproveitando a onipresença e a escala da infraestrutura de iluminação pública conectada existente em Los Angeles, a companhia implantou uma nova tecnologia e funcionalidade de Internet das Coisas (IoT). A iniciativa incluiu sensores montados nos postes e softwares que adquirem dados, analisam as informações e compartilham insights para operações urbanas mais transparentes, além de impulsionar novos programas com parceiros relevantes.

Por exemplo, novos sensores de sensoriamento acústico e monitoramento de ruído ambiental foram usados para diminuir o tempo de resposta a emergências e fazer com que, hoje, haja uma intervenção mais rápida, detectando o som de uma colisão de veículos e fornecendo informações oportunas diretamente ao sistema de despacho de comunicações da cidade para polícia, bombeiros e SEM.

“A infraestrutura de iluminação de Los Angeles é uma das maiores do mundo e um dos ativos mais valiosos da nossa cidade. É um dispositivo confiável e onipresente nos espaços públicos onde as pessoas moram, trabalham, viajam, fazem compras, se divertem e interagem”, afirma Ed Ebrahimian, diretor do Departamento de Iluminação Pública da cidade de Los Angeles, na época, que completa: “Se imaginarmos que cada poste de luz pode coletar todos os tipos de dados sobre o ambiente da cidade e seus usos, há muito mais valor que a iluminação pública pode proporcionar aos nossos cidadãos, além de fornecer luz, somente”.

“O avanço contínuo dos sistemas de iluminação conectados está revolucionando a forma como as cidades operam, transformando-as em canais de informações com capacidade de coletar e compartilhar dados e oferecer novos insights que permitem, e realmente impulsionam, a cidade inteligente”, destaca Sergio Costa, diretor da Signify Brasil, que acrescenta: “Los Angeles está na vanguarda das inovações de cidades inteligentes com uma visão de como a tecnologia pode se adaptar à maneira como as pessoas e as comunidades interagem com sua cidade”.

No ano de 2015, o Los Angeles Bureau of Street Lighting iniciou a implementação do Philips CityTouch, sistema conectado de gerenciamento de iluminação pública que usa redes móveis existentes e tecnologias baseadas em nuvem para controlar a iluminação de ruas, monitorar status e analisar com precisão a quantidade de energia consumida por cada luz. O programa piloto expandiu esses recursos, incluindo sensores adicionais e testando novos aplicativos para que a cidade possa maximizar seu investimento em infraestrutura.

O programa piloto implementado contou com:

✖ Monitoramento de Ruído Ambiental

Os módulos de microfone com sensor de ruído foram adicionados a um subconjunto de postes de iluminação habilitados para o Philips CityTouch. Ao coletar continuamente dados sobre os níveis de ruído, os gerentes e planejadores da cidade conseguiram monitorar, agregar e visualizar facilmente o som ambiente em várias áreas da cidade. Os dados coletados ajudam a monitorar a poluição sonora, garantir respostas mais rápidas a ruídos e, eventualmente, melhorar as decisões de planejamento urbano a longo prazo.

“Geralmente, temos uma compreensão muito rudimentar de como o barulho e o som se propagam em espaços públicos e abertos da cidade”, observa Dietmar Offenhuber, professor assistente da Northeastern University. “Ao ligar sensores de som à infraestrutura de iluminação pública, obtemos pela primeira vez uma leitura muito articulada e diversificada da paisagem sonora urbana. Essa informação muito granular nos permite entender como a cidade e a paisagem sonora influenciam e impactam umas às outras”.

✖ Monitoramento da integridade da grade

Os sistemas de iluminação Philips CityTouch adquirem os principais parâmetros de qualidade de energia de forma contínua e em escala sem precedentes, dando suporte ao departamento de iluminação pública para avaliar a qualidade do fornecimento de energia à sua rede de iluminação. A exposição desses dados a outros departamentos públicos e utilitários permite que os gerentes de rede sejam rapidamente informados sobre interrupções. Desta forma, as falhas podem ser restauradas mais rapidamente, beneficiando tanto os moradores quanto as empresas locais.

✖ Manutenção Avançada

Iluminação pública conectada fornece ao Bureau of Street Lighting os dados de saúde da luminária para aumentar a eficácia do planejamento de manutenção e a redução de custos. Juntamente com informações de integridade da grade, esses dados agregados permitem modelos de manutenção avançados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.