Fio ou cabo? Entenda a diferença

Imagem Condutor – Divulgação

A maioria das pessoas pode acreditar que eles são sinônimos, mas fios e cabos elétricos não são a mesma coisa.

De fato, existem algumas similaridades. Eles possuem a mesma finalidade, que é a de conduzir a energia da fonte para a carga em um circuito elétrico. Ambos podem ser fabricados a partir de cobre ou alumínio, metais que são excelentes condutores por conta da menor resistência à passagem da corrente.

Fios e cabos de mesma seção (bitola) também possuem a mesma capacidade de condução de corrente elétrica, ou seja, um fio e um cabo de seção 1,5 mm² possuem a mesma capacidade. O que faz, então, escolhermos um ou outro? A resposta está na flexibilidade.

Fio – O fio é composto por um único e espesso filamento, cuja seção pode variar entre 0,5 e 16 mm². Os condutores podem ser sólidos (Classe 1), encordoados (Classe 2) ou flexíveis (Classes 4, 5 e 6). O fio é Classe 1. “O fio é pouco flexível em instalações onde é necessário passá-lo por curvas“, explica João de Paula, gerente de produto do Grupo Prysmian, líder mundial em cabos e sistemas de energia e de telecomunicações. “É encontrado usualmente em quadros elétricos“.

Cabo – O cabo é formado por vários filamentos finos e entrelaçados, que pode reunir milhares de fios e atingir uma seção de até 2.500 mm². Quanto maior o número de fios em um cabo, maior será a flexibilidade dele, o que faz com que existam as classes flexível (4) e extra flexível (5 e 6). “Cabos flexíveis são mais fáceis de instalar pois podem ser dobrados e deslizam melhor pelos dutos“, explica João.

Segurança – O correto dimensionamento de fios e cabos de instalação é fundamental para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio de uma residência ou empreendimento.

Uma instalação mal dimensionada implica em fios e cabos que recebem continuamente uma carga acima do que podem suportar. O excesso de carga superaquece o condutor, danificando a isolação, o que pode provocar choques elétricos e incêndios“, finaliza João.

Procure sempre um profissional capacitado para dimensionar e vistoriar regularmente as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas.

FIQUE POR DENTRO – Definição de fio e cabo pela norma ABNT NBR 5471:

Fio – Produto metálico maciço e flexível, de seção transversal invariável e de comprimento muito maior do que a maior dimensão transversal.Cabo – Conjunto de fios encordoados, isolados ou não entre si, podendo o conjunto ser isolado ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.