How To Buy Rogaine Online Order Januvia Online Europe Low Price Rogaine 60ml How to find Prandin for sale in Metro Manila

Fio ou cabo? Entenda a diferença

Imagem Condutor – Divulgação

A maioria das pessoas pode acreditar que eles são sinônimos, mas fios e cabos elétricos não são a mesma coisa.

De fato, existem algumas similaridades. Eles possuem a mesma finalidade, que é a de conduzir a energia da fonte para a carga em um circuito elétrico. Ambos podem ser fabricados a partir de cobre ou alumínio, metais que são excelentes condutores por conta da menor resistência à passagem da corrente.

Fios e cabos de mesma seção (bitola) também possuem a mesma capacidade de condução de corrente elétrica, ou seja, um fio e um cabo de seção 1,5 mm² possuem a mesma capacidade. O que faz, então, escolhermos um ou outro? A resposta está na flexibilidade.

Fio – O fio é composto por um único e espesso filamento, cuja seção pode variar entre 0,5 e 16 mm². Os condutores podem ser sólidos (Classe 1), encordoados (Classe 2) ou flexíveis (Classes 4, 5 e 6). O fio é Classe 1. “O fio é pouco flexível em instalações onde é necessário passá-lo por curvas“, explica João de Paula, gerente de produto do Grupo Prysmian, líder mundial em cabos e sistemas de energia e de telecomunicações. “É encontrado usualmente em quadros elétricos“.

Cabo – O cabo é formado por vários filamentos finos e entrelaçados, que pode reunir milhares de fios e atingir uma seção de até 2.500 mm². Quanto maior o número de fios em um cabo, maior será a flexibilidade dele, o que faz com que existam as classes flexível (4) e extra flexível (5 e 6). “Cabos flexíveis são mais fáceis de instalar pois podem ser dobrados e deslizam melhor pelos dutos“, explica João.

Segurança – O correto dimensionamento de fios e cabos de instalação é fundamental para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio de uma residência ou empreendimento.

Uma instalação mal dimensionada implica em fios e cabos que recebem continuamente uma carga acima do que podem suportar. O excesso de carga superaquece o condutor, danificando a isolação, o que pode provocar choques elétricos e incêndios“, finaliza João.

Procure sempre um profissional capacitado para dimensionar e vistoriar regularmente as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas.

FIQUE POR DENTRO – Definição de fio e cabo pela norma ABNT NBR 5471:

Fio – Produto metálico maciço e flexível, de seção transversal invariável e de comprimento muito maior do que a maior dimensão transversal.Cabo – Conjunto de fios encordoados, isolados ou não entre si, podendo o conjunto ser isolado ou não.

2 comentários em “Fio ou cabo? Entenda a diferença

  • novembro 23, 2019 em 12:41 pm
    Permalink

    Caro Luiz
    Grato pelo comentário.
    Embora ainda seja encontrado em alguns lugares, a produção de fios rígidos no Brasil é bem pequena, prevalecendo largamente a produção de cabos flexíveis.
    Abraços, Hilton Moreno

    Resposta
  • novembro 22, 2019 em 5:52 pm
    Permalink

    Muito boa explicação das diferenças entre fio e cabo porém tenho uma dúvida, ainda se fabrica fio rígido? pois já tem muito tempo que os lojistas aqui em minha cidade dizem que não se fabrica mais para instalações residenciais. Os flexíveis para se passar em tubulações é muito melhor mas o rígido para fixação em telhados é melhor para se trabalhar, pelo menos eu considero.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.