Inteligência na Eletricidade

A Reymaster Materiais Elétricos, juntamente com a Schneider Electric, promoveu um workshop em sua sede em Curitiba (PR), no dia 29 de novembro, sobre inteligência na eletricidade.

Evento ReymasterO evento focou o uso de inversores de frequência e dispositivos de controle, comando e proteção inteligentes no dia a dia das indústrias e companhias de saneamento. O assunto chamou a atenção dos cerca de 50 profissionais que acompanharam a apresentação dos engenheiros da Schneider Aleksander Netretka e Guilherme Guedes.

Aleksander explicou que a fabricante divide as linhas de inversores em duas categorias: os Inversores de Máquinas e os Inversores de Processos. Estes últimos são os que apresentam tecnologias de conectividade, proporcionando a interação entre os operadores e as máquinas. Os produtos vêm com ethernet, webservice, etc. e são destinados a motores acima de 20 CV.

“No mundo, tudo flui para um chão de fábrica com inteligência. Hoje, o Inversor de Frequência de Processos dá informações para o seu processo não parar. Também já conseguimos acessar diretamente o inversor sem passar pelo CLP (Controlador Lógico Programável) e trocar informações entre inversores, ou seja, tudo já está preparado para o mercado que adota cada vez mais o conceito de Indústria 4.0”, explicou Aleksander Netretka.

Segundo o palestrante, o objetivo principal das novas tecnologias é proporcionar um tempo mínimo de manutenção, incluindo o planejamento de paradas. “Por isso, os Inversores de Frequência possuem também a função de inversão automática do ciclo do motor em caso de obstrução por algum objeto e travamento do motor”, completou Netretka.

Entre as novidades apresentadas no workshop estava a funcionalidade do “Código QR Dinâmico” dos Inversores de Frequência, que funciona assim: a cada problema no motor, o produto apresenta em sua tela frontal um QR Código que ao ser acessado de um aparelho de celular aponta a causa provável da falha e indica ações de reparo. Entre os benefícios estão: praticidade de manutenção, diminuição do tempo de parada e acesso rápido e eficiente à documentação.

A mesma dinâmica inteligente aplica-se também às novas linhas de dispositivos de controle, comando e proteção da Schneider, como explicou Guilherme Guedes, engenheiro de Aplicação de Produtos de Distribuição Elétrica.

“Tudo que oferecemos de novo já é buscando esta conectividade. Os produtos realizam a medição de grandezas elétricas, indicadores de manutenção, possibilita o envio de e-mails quando há a ocorrência de uma falha, etc. É você trabalhar com uma automação no próprio disjuntor, por exemplo. Esta é uma tendência de mercado e um caminho sem volta. Se não batermos nesta tecla ficamos para trás”, enfatizou Guedes.

“Buscamos sempre o que há de mais novo no mercado e proporcionar oportunidades de nossos clientes conhecerem essas novas tecnologias é um de nossos objetivos como empresa”, concluiu Marco Stoppa, diretor da Reymaster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.