Sistema de áudio por IP: como fazer a sonorização de túneis?

Foto: Divulgação

O sistema de áudio por IP é uma solução cada vez mais recorrente em projetos de sonorização, principalmente por oferecer um conjunto de benefícios diferenciados e especiais, como redução considerável de custos. Por isso, você, instalador, precisa aprender tudo sobre essa tecnologia se quiser tornar seu portfólio ainda mais atrativo e oferecer um atendimento inesquecível para seus clientes.

Então, você está no lugar certo! Neste artigo, vamos ensinar as características do sistema de áudio por IP e como é possível realizar uma instalação bem-sucedida, de maneira prática e eficiente, em túneis, com um caso real para demonstrar a eficácia e no final você pode baixar o PDF completo com materiais extras. Acompanhe!


Como funciona um sistema de áudio por IP?

Primeiramente, vamos entender em detalhes como funciona esse sistema. O funcionamento dele é similar ao de uma rede de computadores. Essa rede opera com base em protocolo de comunicação IP, baseado em dispositivos com endereços únicos e no envio de pacotes com destino específico, como um carteiro com o endereço do cliente que vai receber uma encomenda.

O sistema de áudio utiliza a rede e um conjunto de transmissores e receptores. Os transmissores se conectam às fontes de áudio (microfones, instrumentos musicais, entre outras) e convertem as ondas analógicas em sinais digitais para envio. Já os receptores são responsáveis por converter essa informação novamente em formato analógico.

Os transmissores e receptores são conectados a switches que possibilitam a transmissão. Depois que é codificado, o áudio é enviado em pacotes digitais. Assim como acontece na infraestrutura da internet, todo pacote IP contém o endereço de origem e destino, o que ajuda na identificação e faz com que os dados cheguem aos pontos desejados.

Com tudo isso é fácil perceber que se trata de um modelo de transmissão mais sofisticado e robusto que o tradicional, baseado em cabos de áudio, não é mesmo? Vamos conferir algumas vantagens que diferenciam essa solução.


Benefícios

Enviar áudio por IP pode ser uma solução mais econômica, já que reduz o custo com cabeamentos e com possíveis reformas. É possível utilizar uma infraestrutura de rede já existente e adequar o projeto. Além disso, vale a pena também citar a qualidade maior do som, com a redução de ruídos e interferências de equipamentos, uma vez que o envio é digitalizado.

A modularidade e a escalabilidade são outros pontos interessantes para destacar quando falamos de um sistema de áudio por IP. Por conta disso, é possível, por exemplo, usar a mesma conexão para instalar equipamentos em locais diferentes, para fins distintos. Em outras palavras, as partes são bem divididas, de uma forma que sejam adaptáveis a projetos separados.

O controle descentralizado pode ser realizado por equipamentos conectados na mesma rede, como um smartphone. Isso possibilita mobilidade e gera ainda maior praticidade e eficiência no gerenciamento do áudio, a fim de evitar problemas em tempo real.


Como funciona a sonorização de túneis?

Já aprendemos como essa solução é muito boa e versátil, podendo ser aplicada em diversos contextos, como escolas, universidades, empresas, entre outros exemplos. Vamos examinar agora o funcionamento de um projeto de sonorização de túneis e, depois, conheceremos como o sistema de áudio por IP se encaixa com essa necessidade.


Complexidade

A sonorização de túneis é um projeto naturalmente complexo, pois requer um som claro, definido e inteligível que seja compreensível para as pessoas mesmo com os ruídos de carros. Se o túnel for de uma cidade grande, com um tráfego alto, a complexidade é ainda maior. Além disso, é preciso ter alguns cuidados a fim de evitar ecos e quedas de rede que prejudiquem a comunicação.

O objetivo geralmente é lidar com alguma emergência e com algum caso especial em que alguém está em risco, por isso, existe uma forte necessidade de que as mensagens sejam recebidas em tempo real para evitar acidentes e transtornos maiores.

Geralmente, em projetos de túneis, o foco é interligar aparelhos de áudio e a cabine principal de cada túnel a uma central de controle operacional (CCO) para que mensagens sejam enviadas de lá.

Sem a sonorização, quando precisa comunicar-se com um motorista, um operador do CCO deve enviar um rádio ou fazer uma ligação para a operadora responsável pelo túnel para, então, chegar até o motorista. Assim, perde-se muito tempo e põe em risco maior a vida daquela pessoa.


Solução

Com o sistema por IP, o ideal é instalar microfones na cabine do túnel e na central operacional, a fim de conectá-los pela rede. Assim, o operador pode utilizar seu microfone para enviar uma mensagem diretamente sempre que perceber alguma irregularidade no local. Os pacotes são enviados instantaneamente, sem perdas de informação ou de qualidade.

Por conta da escalabilidade e modularidade, túneis em diferentes pontos de uma mesma rodovia podem ser conectados na mesma rede cabeada local, bem como ser controlados pela mesma CCO.

O sistema de áudio por IP é uma tecnologia que está ganhando muitos adeptos ultimamente e conquistando clientes por conta de sua economia e pela flexibilidade e qualidade de som que oferece. O resultado é facilmente escalável e permite a agregação de outros equipamentos na mesma rede.

2 comentários em “Sistema de áudio por IP: como fazer a sonorização de túneis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.