Laboratório-fábrica de Indústria 4.0
O Instituto da Indústria, implantado pela FIESC no Sapiens Parque, em Florianópolis, amplia seu escopo de atuação no apoio à inovação na indústria. O marco desta nova etapa envolve a inauguração do LabFaber, o laboratório-fábrica para desenvolvimento, experimentação e capacitação em Indústria 4.0 da CERTI, focado em soluções de transformação digital para a indústria.
No ambiente, ele se une ao Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (que desenvolve projetos de inovação para a indústria), à Hards (aceleradora de startups da CERTI) e à Produza (que também confecciona e prototipa placas eletrônicas e realiza a integração de produtos).
“O Instituto da Indústria tem o objetivo central de impulsionar a competitividade do setor. Agora, através da parceria com a CERTI, ele passa a agregar instituições que possibilitam o desenvolvimento completo de produtos e processos, da ideia ao mercado”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. A integração desse conjunto de serviços vai se refletir em resultados para o setor industrial, acrescenta.
O superintendente geral da CERTI, José Eduardo Fiates, enfatiza que o empreendimento se caracteriza como uma plataforma de referência tecnológica para a indústria. “Estamos unindo o desenvolvimento de produtos com sistemas embarcados, processos de manufatura, experimentação, testes, prototipagem, integração, disseminação e capacitação em Indústria 4.0, trazendo riqueza social e oportunidades de novos empreendimentos de hardware e elevando a qualidade da industrial nacional”, diz.