Rádios digitais Furukawa
A Furukawa apresentou recentemente ao mercado uma série de novos produtos dentro de sua linha de rádios digitais.
Conforme explica Celso Motizuqui, gerente geral de vendas da Furukawa, as redes híbridas, que combinam as tecnologias de fibra e de rádio, são uma tendência que traz benefícios para as operadoras de telecomunicações, provedores de serviços de internet (ISPs) e também para integradores de soluções, utilities, órgãos públicos e outros segmentos do mercado, como o agronegócio. “Um dos principais benefícios é a melhor relação custo-benefício, propiciada pela variedade de opções do portfólio. Além disso, a combinação de tecnologias contribui para que esses clientes possam oferecer serviços mais rapidamente ao mercado que querem atender”, acrescenta.
Como possui as duas tecnologias, a Furukawa vem trabalhando para intensificar a oferta de soluções para projetos de redes híbridas, dentro do conceito de one stop shop. “O objetivo é fornecer ao nosso cliente a solução completa para sua rede de comunicação, com condições de pagamento facilitadas e suporte Furukawa”, ressalta Motizuqui. “Com novos produtos, nosso portfólio será ampliado com soluções wireless avançadas e inéditas no mercado brasileiro, que permitirão aumentar o desempenho dos sistemas”, destaca.
Uma das novidades anunciadas pela Furukawa é a solução para redes 5G, voltada a operadoras e ISPs de grande porte. Trata-se de um rádio ponto a ponto multi-gigabit para distâncias de até 30 quilômetros, com taxas de até 5,5 Gbps. Entre os diferenciais do produto, destacam-se a possibilidade de operar em duas frequências simultâneas (dual transceiver) e a funcionalidade Quad carrier, que permite ter quatro portadoras (como se fossem quatro rádios simultâneos) no mesmo equipamento. As principais vantagens para as operadoras e ISPs são a redução de inventário e a versatilidade de aplicações.
Para aplicações de Internet das Coisas (IoT), um dos desenvolvimentos da Furukawa é um rádio ponto-multiponto padrão LTE (licenciado no 3GPP release 14) que opera na faixa de 250 MHz (foto). É um produto indicado para a implantação de redes móveis privadas, em aplicações de cidades inteligentes, smart grid e agronegócio que necessitam conectar milhares de dispositivos em grandes áreas.
Outro destaque são os rádios Triband, com taxa de transmissão de até 10 Gbps. Trata-se de uma solução ponto a ponto e ponto-multiponto que integra três rádios simultâneos com frequências livres (2,4, 5 e 60 GHz) – o que aumenta significativamente o desempenho e a confiabilidade. Suas principais aplicações são em cidades digitais, ferrovias, rodovias e linhas de transmissão de energia, entre outras.
A Furukawa apresenta ainda o novo access point WiFi 6 (802.11ax), que garante maior desempenho na transmissão de dados principalmente em ambientes com grande quantidade de dispositivos conectados simultaneamente – como aeroportos, shopping centers, campus universitários, empresas, hospitais e terminais de transporte público.
É animador ver que depois de tanta espera,esta surgindo soluções importantíssimas para atender áreas do campo até então deixadas de lado. Tenho um pequeno provedor, só atendo Área rural. É dificil e oneroso demais tentar conciliar ou adaptar soluções criadas para cidade para atender área rural com baixa densidade ocupacional em relação a cidade, sei por experiência, ja utilizei essa faixa de frequência (antigos radios monocanal) com tecnologia ultrapassada. Quero acompanhar de perto e ver,o quanto esse momento sera importante na transformação e desenvolvimento do campo.