Benefícios da energia eólica

A energia gerada pelos ventos, no ano passado, evitou a emissão de 34 milhões de toneladas de CO2 no país, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). O montante é equivalente ao gás carbônico emitido por cerca de 34 milhões de carros de passeio e demonstra o papel fundamental das energias renováveis — e em especial das eólicas — no processo de transição para uma economia de baixo carbono.

Créditos: Shutterstock

Uma das empresas que vêm investindo na geração renovável é a 2W Energia, que possui dois parques eólicos em construção no Nordeste — um investimento total de R$ 2,2 bilhões e que deve acrescentar 400MW de potência ao setor. Juntos, os dois parques devem evitar a emissão de mais de 900 mil toneladas de CO2 por ano por meio da geração de energia limpa.

“Sabemos que os investimentos em geração renovável são fundamentais para a transição para uma economia de baixo carbono. Temos outros projetos em vista e queremos fazer parte desta mudança para uma relação mais eficiente e sustentável no uso da energia elétrica”, afirma Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

Previsto para entrar em operação ainda neste ano, o parque eólico Anemus (Currais Novos/RN) possui capacidade de geração de 138,6 MW, representando 332 mil toneladas de emissão de CO2 evitadas por ano. O segundo parque da empresa, Kairós (Icapuí/CE), está em fase de obras e deve entrar em funcionamento em 2023 com praticamente o dobro da capacidade. Com 261 MW de potência instalada, deverá evitar a emissão de 590 mil toneladas de CO2 por ano.

Atualmente, a energia eólica é a segunda fonte da matriz elétrica brasileira, com 12,7% de participação. No cenário mundial, o Brasil conquistou o sexto lugar no Ranking Global de Capacidade Instalada onshore, segundo a Global Wind Energy Council (GWEC), e estima-se que continue expandindo com o tema da descarbonização ganhando cada vez mais espaço na agenda das nações e das empresas.

No ano passado, o Brasil se comprometeu na COP26 a reduzir suas emissões de CO2 em 50% até 2030, com base nos níveis de 2005; ao menos quatro estados brasileiros se comprometeram com a campanha “Race do Zero” da ONU e o número de empresas com metas de redução de emissões até 2050 dobrou chegando a 3 mil organizações.

3 thoughts on “Benefícios da energia eólica

  • 11/09/2022 em 09:54
    Permalink

    Excelente informação.
    Parabéns!

    Resposta
    • 13/09/2022 em 16:58
      Permalink

      Muito obrigado, Wilton! 👍

      Resposta
  • 11/09/2022 em 09:27
    Permalink

    Prezados senhores, não há dúvida quanto ao protagonismo, de modo irreversível, das fontes renováveis de energia, com destaques as eólicas e as solares. Veja que potencial gigantesco possuímos para aumentar as nossas divisas em USD através das toneladas de C02 evitadas na atmosfera. Cada tonelada evitada está em torno de 57 Euros( dados da Absolar) o que representaria o faturamento, em ordem de grandeza, de alguns bilhões Euros em curto tempo em anos. Por que precisamos esperar que obviedades de oportunidades passam à nossa porta para acordamos? Será que estamos condenados a sermos um país a reboque das excelentes ideias? Somos ou não somos uma Nação estranha?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.