Campanha da CPFL promove conscientização sobre segurança com energia elétrica
Para a CPFL Energia, empresa que atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, a segurança é um valor inegociável e por isso investe em campanhas de conscientização para a população.
A iD\TBWA – uma das principais agências de publicidade do país com expertise na combinação de dados, criatividade e inovação idealizou em parceria com o Grupo CPFL Energia para avançar nesta causa criando a nova fase do “Guardião da Vida”.
O movimento/campanha vem sendo trabalhado desde 2019, com o objetivo de informar e mudar comportamentos da população em geral, especialmente para as pessoas que exercem de alguma forma, atividades indiretas junto a rede elétrica e estão mais expostas aos riscos. As dicas de segurança abrangem diversas ações profissionais, como pintura, poda de árvores, construção civil, implementos agrícolas e até os simples cuidados dentro de casa.
A ação
A iD\TBWA focou em tornar a busca pelas informações mais democrática e integrada à vida das pessoas. Uma das principais novidades é o uso do WhatsApp como canal de comunicação. “Desenvolvemos um chatbot inteligente e sempre disponível, para facilitar o acesso às dicas e informações sobre cuidados com a rede elétrica”, explica Clarissa Astigarraga, diretora de criação associada da agência. “O Guardião no Zap responde a dúvidas em uma linguagem natural, tornando um conteúdo mais sério, focado em segurança, em algo acessível a todos”, adiciona.
O desenvolvimento do chatbot contou com o apoio crucial do núcleo de inovação, design e experiências data-driven da agência, o iDx. O laboratório foi responsável por conceber a experiência e orientar o desenvolvimento técnico do chatbot, aplicando IA à base de conteúdos e conhecimentos já produzidos pela própria CPFL ao longo dos últimos anos, dando vida a um agente autônomo capaz de direcionar ao público e oferecer conteúdos educativos com foco em segurança e bem estar.
Além do “Guardião CPFL no Zap”, a campanha contará com um filme de 30” segundos, que será veiculado em TV aberta, rádio e portais de notícias. Já no digital, pílulas de conteúdo destacam as principais dicas de segurança. “Queremos despertar o Guardião da Vida que existe na população. A campanha mostra, de forma lúdica, como a plataforma funciona e como é fácil utilizá-la”, completa Clarissa. O movimento do Guardião da Vida também contará com influenciadores para auxiliar na conscientização através de publicações nas redes sociais.
Esta nova fase do Guardião da Vida tem a intenção de democratizar a mensagem nos 687 municípios da área de concessão. “A utilização de uma plataforma como o WhatsApp é estar disponível para dar dicas em qualquer lugar e a qualquer hora. O desafio é mudar o jeito com que as pessoas lidam com a rede elétrica enquanto trabalham, brincam e se divertem. Afinal, energia é um bem essencial e segurança é uma preocupação de todos”, conta Daniela Coutinho, diretora de Comunicação Empresarial do Grupo CPFL Energia
De acordo com a CEO e sócia da iD\TBWA, Camila M. Costa, o fortalecimento de uma campanha de conscientização como essa é fundamental para educar e proteger a população. “Nosso objetivo final é ajudar a CPFL a promover uma mudança de comportamento em relação aos riscos elétricos”, acrescenta. Para assistir aos conteúdos da campanha, basta acessar o site www.guardiaodavida.com.br.
Para usufruir o chatbot da campanha, basta entrar em contato com o número (19) 2042-1572.