Conheças as diferentes tecnologias que ajudam na manutenção preditiva na indústria
O Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, ressalta a importância do setor como um impulsionador necessário para o crescimento econômico, inovação tecnológica e produção de bens e serviços essenciais.
A indústria desempenha um papel fundamental para a sociedade, por isso, é imprescindível que não ocorram falhas em seu funcionamento. Para garantir sua eficiência, produtividade e segurança contínua das operações industriais, a manutenção preditiva é um importante aliado, pois permite a detecção antecipada de problemas e falhas em equipamentos e máquinas, permitindo que as empresas tomem medidas corretivas antes que ocorra uma parada não planejada.
Ao adotar essa abordagem, as empresas podem maximizar o tempo de atividade, minimizar as interrupções não planejadas e obter um desempenho consistente e confiável de seus ativos.
Para ajudar nesse contexto, profissionais das empresas Schneider Electric e INTELIE, Viasat dão dicas sobre as diferentes tecnologias que ajudam na manutenção preditiva na indústria:
Schneider Electric
Para o gerente sênior de vendas de IT Channel & Commercial Industrial da Schneider Electric, Anderson Santos, a manutenção preditiva na indústria é uma ferramenta que está em constante evolução e é sempre impulsionada pelo avanço tecnológico. O executivo compartilhou que existem várias tecnologias que podem ser utilizadas para auxiliar nesse processo.
Entre elas, está o uso indispensável da Internet das Coisas (IoT), que conecta dispositivos físicos à internet, permitindo a coleta de dados em tempo real. Sensores instalados em equipamentos industriais podem monitorar diversos parâmetros, como temperatura, umidade, consumo de energia, entre outros. Esse monitoramento resulta em dados que podem ser analisados para identificar padrões e anormalidades que indiquem possíveis problemas.
Dessa forma, os algoritmos podem identificar padrões nos dados e fazer previsões sobre falhas ou necessidades de manutenção, permitindo que as empresas ajam de forma proativa na manutenção antes que ocorra defeitos graves.
INTELIE, Viasat
De acordo com o Augusto Borella, diretor de tecnologia da INTELIE, Viasat, essa data é muito importante para lembrar que os negócios e seus processos devem estar em constante inovação e atualização, buscando aplicar novas tecnologias e métricas viabilizadas. Uma das formas com potencial de transformação é a de gerenciamento de riscos, que contempla ação de identificar, avaliar, monitorar e controlar os riscos. Na maior parte dos casos, as ameaças costumam ser eventos complexos e dão alertas ao longo da atividade, à medida que as barreiras de prevenção e de mitigação vão sendo flexibilizadas.
Por isso, em muitas atividades operacionais, cada segundo se torna decisivo e, por meio de ferramentas adequadas, esse tipo de gerenciamento – integrado a outros sistemas – auxilia na velocidade na tomada de decisões para evitar consequências graves, como impactos na segurança das pessoas, do meio ambiente ou com custos elevados para reparação do problema.
Portanto, a manutenção preditiva combinada com gestão de riscos em tempo real permite potencializar a capacidade de mitigar e prevenir consequências operacionais indesejadas. Soluções que integrem manutenção preditiva e avaliações contínuas em tempo real das barreiras de segurança permitem a identificação automática de situações de degradação que exigem ação ou uma interpretação rápida para dar suporte à tomada de decisão.