Eaton expõe no SENDI 2023 inovações que evitam apagões
Soluções projetadas especificamente para melhorar a resiliência e a recuperação de redes elétricas após desastres naturais. A chave automática de manobra sob carga e o religador NOVA da Eaton, com tecnologia de interrupção a vácuo e isolamento sólido, permitem uma rápida identificação e isolamento de falhas, minimizando interrupções. Os sistemas de automação e controle inteligente, como o Controlador para Religadores e o Concentrador de Dados, proporcionam diagnósticos em tempo real e automação de alimentadores, que podem isolar seções problemáticas e reestabelecer o fornecimento onde é seguro fazê-lo. Essas tecnologias aumentam a capacidade de uma rede elétrica para se recuperar e restabelecer o serviço mais rapidamente após situações desafiadoras, como por exemplo a tempestade que deixou São Paulo com regiões sem energia por mais de 72 horas.
Estas são algumas das inovações da Eaton apresentadas no SENDI, Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, reconhecido como o maior evento de distribuição de energia elétrica na América Latina. A edição de 2023 acontece de 7 a 10 de novembro na cidade de Serra, no Espírito Santo com a coordenação da EDP.
Além de um seminário que abordará temas importantes relacionados às tendências de transformação do setor de energia, como a digitalização, descarbonização e descentralização, o evento contará com um espaço de estandes, onde a Eaton é um dos expositores com maior gama de equipamentos, componentes e softwares.
No evento, os principais destaques da Eaton em detalhes são:
Chave automática de manobra sob carga Eaton NOVA LBS (foto), projetada para atender às necessidades de distribuição aérea de redes elétricas ou subestações inteligentes, em especial àquelas integrantes de “smart grids”. Possuem um conjunto de funcionalidades que aprimoram a confiabilidade e eficiência do sistema de distribuição.
Ela incorpora tecnologia de ampolas de vácuo, que são utilizadas para interrupção de corrente sem o uso de gases ou líquidos isolantes como o SF6, tornando-a uma escolha mais sustentável e ambientalmente segura. Os polos de isolamento sólido da chave aumentam sua resistência e durabilidade, especialmente em condições adversas.
Além disso, a NOVA LBS vem com recursos avançados de monitoramento e controle, incluindo sensores de tensão e corrente, que permitem operações mais precisas e diagnósticos em tempo real para prevenção de falhas. A chave também é capaz de realizar funções como abertura sob carga e seccionamento, além de uma função de self-healing, que permite a troca automática de fontes de energia para minimizar interrupções e otimizar a eficiência operacional.
O Religador NOVA da Eaton é um equipamento trifásico de proteção para sistemas de distribuição aérea de energia elétrica que utiliza a tecnologia de interrupção a vácuo. Este dispositivo é projetado para proteger as linhas elétricas contra sobrecorrentes, interrompendo automaticamente o circuito em situações de sobrecarga ou curto-circuito e reestabelecendo a conexão após um tempo predefinido, caso a condição de falha tenha sido temporária e já solucionada.
Entre os principais diferenciais do Religador NOVA da Eaton, entre os quais se incluem tecnologias patenteadas são:
Tecnologia de Interrupção a Vácuo: Para uma interrupção limpa e eficiente da corrente elétrica sem a necessidade de meios isolantes gasosos ou líquidos.
Isolamento de Polímero Sólido: Oferece alta resistência a condições ambientais adversas, garantindo durabilidade e confiabilidade ao dispositivo.
Contatos Axiais Magnéticos: Um design que proporciona uma operação confiável e aumenta a vida útil do equipamento.
Mecanismo Leve e Confiável: Proporcionado por um atuador magnético que garante uma operação livre de problemas por um longo período.
Configurações Flexíveis: Facilitam a personalização do programa de proteção e a integração com controladores de religadores, permitindo um ajuste fino às necessidades específicas da rede elétrica.
Design Compacto e Leve: Torna mais fácil a instalação do equipamento em postes ou em subestações.
O Religador NOVA é parte integral de uma rede inteligente, ajudando na automação e melhoria da eficiência da distribuição de energia, reduzindo interrupções e oferecendo maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica.
Os Controladores para Religadores Eaton FORM 6 também são outro destaque para sistemas de distribuição elétrica aérea. São equipados com um controle eletrônico inteligente e programável que permite aos operadores da rede definir parâmetros de proteção, automação e controle. Estes dispositivos podem detectar sobrecorrentes e falhas na linha, interrompendo automaticamente o circuito e depois tentando religá-lo após um tempo predefinido. Se a condição de falha persistir, o religador pode passar por um número programado de tentativas de reenergização antes de se isolar permanentemente, aguardando intervenção manual.
Para as redes automatizadas, a Eaton também apresenta soluções para bancos automáticos.
As Chaves de Manobra para Cargas Capacitivas EDISON (ECS) estão disponíveis para 15 kV, 25 kV e 38 kV com atuador magnético para operação remota em bancos automáticos. A série NR/NRV, para 15kV e 22 kV, e as chaves VCS-3, para 15,5 kV e 29,2 kV, contam com atuadores motorizados e magnéticos, respectivamente, também para controle remoto em bancos automáticos, contribuindo para a compensação de reativos.
Completando o portfólio de soluções para automação, será apresentado o Concentrador de Dados para Automação SMP, que atua como um hub e tradutor de protocolos, oferecendo uma Interface Homem-Máquina (IHM) via web e vídeo, além de permitir acesso remoto para redução de custos e aumento da produtividade. A solução inclui sensores para sinalização local e remota de falhas, monitoramento de carga e sobrecarga, soluções para comunicação avançada via redes celulares e Bluetooth, gerenciamento em tempo real de falhas e auto-recuperação.
A modernização de Unidades Terminais Remotas (RTUs) existentes em sistemas de automação de distribuição de energia elétrica pode ser realizada facilmente, mantendo o cabeamento, reduzindo o custo e minimizando a complexidade e tempo de comissionamento.
Na distribuição subterrânea, a Eaton apresentará seus protetores de rede e terminais desconectáveis resistentes.
A Eaton também irá expor sua linha de produtos para proteção contra sobrecargas ou curtos-circuitos.
Disjuntores das famílias ELCM, ELMD e ELMD6:
Estas duas famílias de disjuntores e minidisjuntores da Eaton abrangem virtualmente todas as variáveis envolvidas para atender projetos elétricos industriais ou de infraestrutura, tais como capacidade de interrupção de corrente, classificações de tensão, tamanho físico, tipos de proteção oferecidos, resistência a condições ambientais e tipos de montagem.
Protetores contra surto, para sistemas e aparelhos elétricos contra surto de tensão causado por descarga de raios e contra sobretensão instantânea.
Quadros de Distribuição Eletromec by Eaton: em conformidade com a IEC 62208 e com grau de proteção IP40 possuem estrutura reforçada em ABS antichama.
Linha Eaton ELDR de Interruptores Diferenciais Residuais: dispositivos eletromagnéticos de corrente alternada usados para proteção contra fuga de corrente elétrica, com alerta de falhas.
Outros componentes elétricos que a Eaton apresentará no SENDI são os Capacitores Monofásicos de Média Tensão.
Disponíveis com ou sem fusíveis internos, apresentam conexões sem solda e corte a laser para garantir confiabilidade e desempenho. Os Bancos de Capacitores de Distribuição podem ser fixos ou automáticos, vêm com controle e chaves de manobra Eaton, e variam de 150 a 4800 kVAr para atender redes de 15 a 38 kV. O Controle para Bancos de Capacitores CBC-8000 utiliza um algoritmo avançado que gerencia a tensão, o tempo, a potência reativa, a corrente e a temperatura, além de realizar medições de qualidade de energia trifásica e suportar diversas configurações de comunicação.
Já no âmbito de soluções para análise e gestão, a Eaton traz um portfólio especialmente único de softwares.
O CYME da Eaton é uma solução para análise de redes de energia elétrica. Projetado para lidar com as necessidades de sistemas de transmissão, distribuição e industriais, o CYME é utilizado por engenheiros para simular o comportamento da rede elétrica sob várias condições de operação e avaliar diferentes cenários de planejamento, incluindo expansões e modificações na rede, garantindo que as decisões de investimento sejam baseadas em análises detalhadas.
Ele analisa o fluxo de energia na rede para determinar as condições operacionais de tensão e corrente em todos os pontos e permite avaliar a confiabilidade do sistema elétrico, ajudando a prever e mitigar interrupções no fornecimento de energia.
Também examina os efeitos de eventos transitórios, como surtos de carga, identifica a presença de harmônicos na rede que podem afetar o funcionamento de equipamentos sensíveis e fornece ferramentas para o gerenciamento ótimo de tensões e reativos, contribuindo para a eficiência energética e a redução de perdas na rede.
O FAM (Feeder Automation Management) da Eaton é uma solução projetada para a automação de alimentadores em redes de distribuição de energia elétrica. Detecta e isola falhas, minimizando a área afetada por interrupções e reduzindo o tempo de inatividade. Ele também monitora as condições da rede, como a tensão e a carga, possibilitando respostas rápidas a variações e potenciais problemas.
Já o software IVVC (Integrated Volt/VAR Control) da Eaton integra o controle de dispositivos como capacitores e reguladores de tensão para manter a tensão dentro dos limites desejados e reduzir as perdas elétricas. Pode melhorar o fator de potência, a eficiência operacional e a estabilidade da rede, além de reduzir os custos de energia para os consumidores e operadores de rede.
Estas soluções podem ser otimizadas pelo Software de Gerenciamento de IED (Intelligent Electronic Devices) da Eaton, conhecido como IMS (IED Manager Suite), que é uma solução destinada à gestão de dispositivos eletrônicos inteligentes usados em sistemas de automação de energia. Combinado com o Software Visual T&D IHM/SCADA da Eaton, ele agrega uma solução de Interface Homem-Máquina (IHM) e Sistema de Controle e Aquisição de Dados (SCADA) projetada para redes de transmissão e distribuição de energia (T&D). Ele permite aos operadores visualizar e gerenciar o estado da rede, como fluxo de energia, condições de equipamentos e alarmes de sistema, a partir de um centro de controle centralizado com uma interface gráfica intuitiva.
Sobre a Eaton Brasil
A Eaton é uma empresa de gerenciamento inteligente de energia dedicada a melhorar a qualidade de vida das pessoas e a proteger o meio ambiente. Somos guiados pelo compromisso em fazer negócios de forma correta, operar de maneira sustentável e ajudar nossos clientes a gerenciar energia hoje e no futuro. Ao capitalizar as tendências de crescimento global, aceleramos a transição de energia renovável do planeta, ajudando o mundo a solucionar os desafios de gerenciamento de energia e fazendo o melhor para os nossos stakeholders e para a sociedade.
Fundada em 1911, a Eaton está listada na NYSE há quase um século. Nossas vendas em 2022 somaram USD 20,8 bilhões, atendendo clientes em mais de 170 países.