EDF Renewables ganha 276 MW de projetos de eólica
No último leilão realizado pelo governo federal, por meio da ANEEL, no dia 31 de agosto, a subsidiária de energias renováveis da EDF Energies Nouvelles, EDF Renewables, ganhou dois projetos eólicos localizados na Bahia, totalizando 276 MW. A EDF Renewables levou, assim, quase um quarto das capacidades de 1.200 MW oferecidas no leilão.
Esses dois projetos se beneficiam de um contrato de concessão de compra de energia por 20 anos (PPA, em inglês) e são uma extensão dos projetos eólicos existentes da EDF Renewables. Localizado a 350 km de Salvador, o primeiro é um acréscimo de 147 MW aos 114 MW do complexo Folha Larga, adquirido no leilão anterior, em abril. Já o segundo projeto representa um aditivo de 129 MW ao parque eólico Ventos da Bahia (foto), que hoje gera 183 MW.
Estabelecida há três anos no Brasil, a EDF Renewables encontra-se entre as líderes do país no setor de energias renováveis, totalizando cerca de 1 GW em projetos de energia eólica e solar, já considerando as iniciativas que estão em operação e em fase de construção.
Previstos para entrar em operação em 2024, os projetos contribuem para a estratégia CAP 2030 do Grupo EDF, que busca duplicar a sua capacidade de energias renováveis até 2030, na França, no Brasil e nos demais países em que atua.