Eficiência energética
Quando o assunto é custo-benefício em eletroportáteis, um dos fatores que devem ser observados na hora da compra é a eficácia dos equipamentos quanto ao uso de energia. Os eletroportáteis que utilizam menos recursos para gerar a mesma quantidade de sua energia útil são considerados economicamente e funcionalmente melhores.
Esses produtos são sinalizados para o consumidor por meio do Selo Procel do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Os que recebem o Selo A apresentam mais eficiência energética dentro de sua categoria, e os que recebem o Selo G são menos eficientes. A aplicação da etiqueta estimula a fabricação de produtos cada vez mais modernos, submetidos a testes específicos em laboratórios idôneos.
Segundo informações divulgadas pelo Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética, 83,75% dos lares brasileiros possuem liquidificador; 76% dispõem de ventiladores; 31,78% contam com sanduicheiras; 21,54% com secadores; 23,95% com batedeiras e 15,65% têm ferro a vapor. Em um país que utiliza tantos eletroportáteis, a etiquetagem dos aparelhos é um importante aliado do consumidor, possibilitando que ele tenha um panorama quanto à eficiência energética de cada produto.
“É importante consumir produtos com o selo A de eficiência energética para garantir o melhor em tecnologia para sua casa e mais economia, tanto na conta de energia quanto no custo-benefício. Além disso, muitos eletroportáteis, como ventiladores, são vendidos aos consumidores como eficientes, mas apenas em velocidades menores. Ao considerar essa questão da eficiência energética, o consumidor estará realizando uma compra mais assertiva.” Destaca Rui Lobo, Gerente de Produtos da Mallory.
Ainda sobre a questão, o profissional ressalta que a Mallory, empresa referência em eletroportáteis no Brasil, dispõe de uma linha inteira de ventiladores certificados com o selo A de eficiência energética. “De ventiladores de teto aos de mesa, da menor a maior velocidade, todos estão dentro dos parâmetros estabelecidos pelo selo. Alguns exemplos desses aparelhos são o: Ventilador Mallory Neo Air 15, Ventilador Mallory Delfos TS+ e o Ventilador Mallory Air Timer TS+, muito procurados por oferecerem uma maior qualidade com maior economia”, declarou Rui.
Além do fator comercial, os consumidores que prezam pela eficiência no consumo de energia desses aparelhos também estarão contribuindo para a preservação do meio ambiente. Com o consumo de energia de forma consciente, são exigidos menos recursos da natureza para produzir energia, acarretando assim em impactos menores no ecossistema.