Eficiência energética: como a Fluke contribui para otimizar a operação das empresas
Por Luiz Ribeiro
A crise hídrica tem sido pauta prioritária para as empresas no Brasil. De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), junto a 572 empresas, nove em cada dez empresários estão preocupados com esta questão. A pesquisa revela ainda que o maior temor dos industriais é o aumento do custo da energia, uma vez que 83% apontaram esta como a principal preocupação. Outros 63% se dizem aflitos com o risco de racionamento e 61% com a possibilidade de instabilidade ou de interrupções no fornecimento de energia. Neste contexto, qual a importância da eficiência energética para a operação das empresas e como a Fluke pode auxiliar essas organizações?
O Brasil é um país abundante em energia hidrelétrica e somos muito dependentes desta fonte de energia. Com a essa escassez de chuva, ficamos ainda mais reféns desta situação. No entanto, a falta de planejamento é o grande gargalo apontado pelas companhias, uma vez que a eficiência energética torna-se um ponto crítico apenas quando ocorre uma nova crise.
A eficiência energética tem como princípio tornar mais eficiente a utilização da energia, desempenhando atividades com a menor quantidade de energia possível. Neste sentido, é necessário que as empresas busquem o melhor aproveitamento energético com perdas reduzidas e desperdícios eliminados.
Mas, como melhorar a eficiência energética nas empresas?
A Fluke conta com equipamentos com tecnologia de ponta que auxiliam na melhoria da eficiência e também na identificação de problemas associados à qualidade da energia, que prejudicam os processos operacionais, gerando custos excessivos e até a obstrução total dos trabalhos.
Equipamentos da Fluke como alicates amperímetros, registradores de potência e qualidade de energia, multímetros e analisadores e solucionadores de problemas de qualidade de energia, permitem realizar medições complexas de maneira rápida, precisa e garantindo a segurança aos profissionais.
Além disso, cada vez mais o mercado conta com novos conjuntos de acessórios e softwares para auxiliar no trabalho com as próprias ferramentas, facilitando assim o uso desses instrumentos em qualquer situação de medição de qualidade de energia.
Além dos equipamentos inovadores disponíveis para as empresas, a Fluke conta ainda com a Fluke Academy, instituição que oferece capacitação não apenas para o melhor uso dos instrumentos para os profissionais da indústria, mas também treinamentos fundamentais voltados à capacitação, ministrados por especialistas do mercado, sobre como evitar a perda e garantir a qualidade de energia.
Somente entendendo e atuando na origem do desperdício de energia é possível tomar decisões inteligentes sobre formas eficientes de reduzir o consumo e, consequentemente, os custos. A melhor maneira de lidar com a crise energética é utilizar a energia de maneira eficiente, por meio da conscientização, do investimento em conhecimento na divulgação dos benefícios da aplicação das energias renováveis e, claro, inovação tecnológica. Este é o cenário ideal para atingirmos, de fato, um crescimento de mercado sustentável no país.
Luiz Ribeiro é General Manager Latin America da Fluke do Brasil, companhia líder mundial em ferramentas de teste e medição presente em diversos segmentos da indústria.