Escritórios da Enel viram referência em bem-estar
Proporcionar um modelo de trabalho e um ambiente focado no bem-estar das pessoas é uma das principais preocupações do mundo corporativo. O tema ganhou ainda mais relevância com o retorno das atividades presenciais após a fase mais acentuada da recente pandemia. Na Enel Brasil, maior grupo privado do setor elétrico no país, o compromisso com a qualidade de vida na rotina dos colaboradores acaba de ser reconhecido com a conquista da mais importante certificação do mercado a avaliar a promoção do bem-estar em instalações físicas — o selo WELL. Os escritórios das sedes da companhia nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro receberam a mais alta pontuação entre todas as empresas brasileiras que já buscaram o selo WELL no país. A certificação é concedida pela organização Green Building Certification Institute (GBCI).
Os novos escritórios da Enel no Brasil, inaugurados no segundo semestre de 2021, ocupam sete andares da Torre Aroeira, localizada no complexo Parque da Cidade, na capital paulistana, e três andares do Aqwa Corporate, na Via Binário, região portuária do Rio de Janeiro, e se tornaram referência em espaços corporativos confortáveis e acolhedores. Foram projetados utilizando o que existe de mais moderno em engenharia corporativa, priorizando aspectos como boas práticas de ergonomia, biofilia, iluminação eficiente e qualidade acústica. Todos os ambientes promovem o bem-estar e incluem espaços como salas de descompressão e de jogos, além da incorporação de mobiliário ativo com bicicletas ergométricas e esteiras. Os escritórios foram habilitados na categoria Platinum do selo WELL, a mais alta concedida pelo GBCI, que realiza todo o processo de auditoria durante a avaliação dos espaços.
“A certificação é consequência dos nossos esforços em construir o melhor ambiente de trabalho para os colaboradores, refletindo as atuais necessidades das pessoas e da organização. Queremos que os escritórios sejam um espaço de convívio e colaboração, que incentive a criação coletiva com em espaços disruptivos. Estamos felizes em ver um projeto pensado com tanto cuidado, ainda antes da pandemia que mudou as nossas vidas, ser chancelado por uma certificação tão séria, que é referência para todas as empresas”, ressalta o Country Manager da Enel no Brasil, Nicola Cotugno.
O selo WELL chancela, por três anos, projetos que priorizam o conforto térmico, acústico e lumínico, além de incentivar a alimentação saudável, atividades físicas e saúde mental. Para receber a certificação, os empreendimentos cumprem com 10 conceitos relacionados ao bem-estar e à saúde física e mental dos moradores, entre eles, ar, água, nutrição, iluminação, movimento, conforto térmico, som, materiais, comunidade e mente. Os novos escritórios da Enel Brasil estão alinhados com o crescimento e a diversificação das operações da companhia no Brasil e consolidam a presença da multinacional de energia nas duas maiores capitais do país.
“Desde a concepção dos projetos dos novos escritórios já pensávamos em um espaço que fosse referência em saúde e bem-estar dos colaboradores. Conseguir esta certificação com níveis de pontuação tão altos somente reforça que fizemos as escolhas certas. Os colaboradores estão muito felizes em poder usufruir destes ambientes. O desafio continua. Seguiremos agora buscando as melhores práticas para manter os escritórios não só certificados, mas atrativos e acolhedores para todos os nossos colaboradores”, afirma Flávia Baraúna, diretora de Serviços da Enel Brasil.
Desde outubro passado, a sede da holding Enel Brasil, incluindo a presidência do Grupo no país, se transferiu para a capital paulista, assim como a empresa de serviços em energia da Enel, a Enel X, e a distribuidora Enel São Paulo, que anteriormente ficava localizada na cidade de Barueri. Com as mudanças no Rio, a companhia transferiu para a Via Binário, no Porto Maravilha, os escritórios da Enel Distribuição Rio, da comercializadora de energia Enel Trading e da Enel Green Power, linha de negócios de geração renovável, líder em geração solar e eólica no país.