Hitachi Energy melhora a previsibilidade na avaliação de investimentos em energia
A Hitachi Energy lançou uma nova solução de previsão de energia baseada em inteligência artificial (IA), a Nostradamus AI. Desenvolvida usando a profunda experiência da Hitachi Energy no setor de energia, a Nostradamus AI aproveita os 30 anos de dados mais abrangentes do mercado de energia da empresa para fornecer às concessionárias, operadores de sistemas de energia, produtores de energia e comerciantes previsões altamente precisas para casos comuns de uso específico de energia.
Uma das primeiras soluções de previsão de IA desenvolvidas especificamente para a indústria de energia, a Nostradamus AI é um mecanismo moderno, que gera previsões estimadas 20 por cento mais precisas do que as metas da indústria. A solução otimiza investimentos em energia, estratégias comerciais e oportunidades de receita, simplifica eficiências operacionais, planejamento de recursos e garante transparência para conformidade regulatória.
Os volumes de dados explodiram conforme a rede evoluiu. De acordo com a AIE, as turbinas eólicas do mundo, por exemplo, registram mais de 400 bilhões de pontos de dados individuais anualmente, e medidores inteligentes geram milhares de vezes mais pontos de dados do que os medidores analógicos que estão substituindo. Além disso, o mercado de energia e a rede de hoje estão cada vez mais voláteis devido à variabilidade introduzida pela geração de energia renovável. Ao mesmo tempo, a demanda por eletricidade está não para de crescer, e as organizações estão sob pressão para atingir as metas de segurança energética e descarbonização. Coletivamente, essas forças de mercado estão levando as organizações em direção à IA, que pode processar conjuntos de dados grandes e díspares para aumentar significativamente a precisão de suas previsões, um movimento crítico para gerenciar os mercados de energia e a rede na transição energética.
“A previsão avançada é essencial para gerenciar com eficácia a estratégia de portfólio de energia de uma empresa, permitindo que operadores e analistas tomem decisões informadas em seus negócios rapidamente”, disse Massimo Danieli, Managing Director da Unidade de Grid Automation da Hitachi Energy. “Aplicamos nossa ampla experiência no domínio da energia e experiência em ciência de dados para criar um mecanismo de IA que pode acelerar significativamente a capacidade dos usuários de tomar decisões impactantes com seus dados de energia, oferecer maior lucratividade em seus negócios e escalar à medida que a rede evolui”.
Uma ferramenta de IA projetada para a indústria de energia
Nostradamus AI, criada especificamente para o setor de energia usando a expertise de domínio da Hitachi Energy, combina dados de desempenho da rede, previsões de mercado e monitoramento avançado de ativos sustentado por aprendizado de máquina e outras práticas recomendadas de ciência de dados.
A solução é uma ferramenta de análise preditiva e configurável que coloca o poder nas mãos de investidores, operadores, desenvolvedores e comerciantes. Os usuários podem conectar seus dados próprios e de terceiros e parâmetros exclusivos aos modelos pré-ajustados e prontos para uso da Nostradamus AI para gerar previsões precisas e personalizadas específicas de energia – chamadas pipelines – para carga do sistema, geração eólica, geração solar, preços de mercado e muito mais. A Nostradamus AI cria previsões no estilo de regressão que tornam mais fácil para os usuários interpretar e explicar suas previsões e tomar decisões comerciais mais bem informadas.
Solução construída em arquitetura nativa da nuvem, agnóstica e componível
A Hitachi Energy Nostradamus AI é uma solução nativa da nuvem que pode ser facilmente dimensionada de uma única previsão para mais de 100.000 previsões. Com as necessidades futuras de previsão dos usuários em mente, o mecanismo de IA pode, por exemplo, gerar previsões para a geração renovável de uma única turbina eólica e fazenda solar ou milhares de pontos de carga diferentes.
Além disso, a Nostradamus AI é agnóstica em relação a algoritmos e hoje suporta vários dos modelos de IA de mais alto desempenho. Ela é construída com uma arquitetura componível, permitindo que as organizações usem seus endpoints de interface de programação de aplicativos (API) existentes para acelerar e dimensionar o desenvolvimento, e é fácil de automatizar e integrar com os sistemas dos usuários.
“A nova solução da Hitachi Energy integra-se com os dados do cliente por meio de seu próprio produto de energia de IA”, disse Maryam Akram, diretora de pesquisa da Chartis Research. “Além disso, assim como ferramentas de previsão extensivas e design de aplicativos, que dão suporte e orientam o uso de modelos de aprendizado de máquina pelos clientes (incluindo técnicas de última geração), a solução da Hitachi Energy gerencia de forma transparente cada estágio do ciclo de vida do modelo, combinando expertise no domínio de energia com uma estratégia eficaz de aprendizado de máquina”.
Os métodos de previsão desatualizados de hoje são insuficientes
Muitas vezes, os modelos de previsão desatualizados de hoje são limitados em funcionalidade e não são adaptados para a indústria de energia. Esses modelos de previsão dependem de processamento manual, caro e intensivo em mão de obra, e não conseguem consolidar as vastas quantidades de dados que os comerciantes e analistas de energia exigem para uma tomada de decisão informada. Eles também não têm a flexibilidade para incorporar facilmente insumos críticos da indústria de energia, como previsões de desempenho de ativos, previsões de preços e recomendações de mitigação de riscos.
O Nostradamus AI foi desenvolvido para unir as capacidades existentes de IA e soluções de previsão, ao mesmo tempo em que fornece uma plataforma para escala e crescimento futuro.
“A inteligência artificial e o aprendizado de máquina mudaram o mundo. Adotar a IA no setor de energia não é apenas uma escolha; é um imperativo. É por isso que é essencial que as organizações tenham uma ferramenta dedicada, projetada especificamente para analisar a enorme quantidade de dados gerados em uma rede elétrica em evolução”, disse Andy Howell, chefe global do grupo de produtos Enterprise Software Solutions, Business Unit Grid Automation da Hitachi Energy. “A Hitachi Energy está liderando esse esforço, contando com nossas décadas de experiência no setor e na ciência de dados para arquitetar uma solução de IA do setor de energia que forneça uma alternativa relevante às opções de previsão inadequadas de hoje”.
Serve como uma solução autônoma ou como um mecanismo de previsão integrado
Embora o Nostradamus AI esteja disponível agora como uma solução autônoma como parte das soluções de Gerenciamento de Portfólio de Energia (EPM) da empresa, os recursos do mecanismo de previsão também podem ser integrados a uma variedade de soluções digitais da Hitachi Energy, incluindo suas Soluções Grid Edge e soluções de Gerenciamento de Geração e Rede (Network Manager), entre outras.