Importância do dimensionamento dos geradores em operações críticas
A Atlas Copco desenvolve e fabrica geradores dedicados ao atendimento de data centers, também conhecidos como centros de processamento de dados, dimensionando cada equipamento para suportar a demanda do cliente. O dimensionamento e as especificidades dos geradores para o mercado de data center é um trabalho em conjunto entre a fabricante e as empresas EPC – Engineering, Procurement e Construction (Engenharia, Aquisição e Construção), que são as responsáveis pela concepção, projeto básico e executivo até a construção do data center, para garantir que o cliente final tenha a operação em funcionamento.
A atenção começa no projeto com o dimensionamento da demanda por energia, que deverá ser fornecida pelo gerador. Essa etapa deve contemplar a conformidade com as normas internacionais como a ISO 8528-1 e as nacionais como a NBR 8528-7 e NBR 8528-5, que especificam os requisitos e os parâmetros para projeto de um grupo gerador de corrente alternada acionado por motor alternativo de combustão interna.
“Na Atlas Copco, entendemos que cada aplicação tem suas necessidades únicas de energia. É por isso que o dimensionamento correto do gerador é crucial para a entrega de uma solução de energia confiável e sustentável”, pondera o gerente de Marketing e Produto da empresa, Marco Castro. Ele cita como exemplo o conjunto gerador a diesel QEC3300, que se destaca no Brasil por aplicações em data centers.
Por ser um equipamento potente e flexível, esse modelo é apto a trabalhar com modos de operação Contínuo (COP), fornecendo energia durante sequência fixa e contínua de carga (24/7), Prime Power (PRP), em que o equipamento tem um tempo de execução limitado com carga variável como fonte principal de energia, e Stand by (ESP), sendo acionado quando ocorre queda no fornecimento de energia pela concessionária.
Equipado com um motor MTU 20V4000G83LS, o gerador QEC3300 possui controle de velocidade ADEC e um sistema de controle digital. Este modelo opera a uma frequência de 60Hz e uma velocidade do motor de 1800 RPM. Com uma potência nominal (PRP) de 3300 kVA (2640 kW), o QEC3300 é capaz de operar a uma tensão padrão de 480V com um fator de potência de 0.8. Além disso, o gerador está em conformidade com as normas ISO 9001 e CE, incluindo diretivas de segurança de máquinas, baixa tensão e regulamentações europeias e brasileiras (NR’s) relevantes.
Ao oferecer uma solução confiável e adaptável, como o QEC3300, a Atlas Copco reafirma seu compromisso no fornecimento de tecnologias de energia de última geração para garantir a continuidade das operações críticas, como nos data centers, em que a confiabilidade é primordial.