Indústrias gaúchas celebram formatura de 32 jovens capacitados em programa de TI
Três indústrias do setor eletroeletrônico gaúchas – Exatron, Novus e FKS –, em parceria com a prefeitura do município de Canoas (RS) e a instituição de ensino UniRitter, celebraram em dezembro a formatura de 32 jovens que integraram o projeto Jovem Tech. A iniciativa teve duração de três meses com foco na capacitação e qualificação em Tecnologia da Informação buscando estimular o desenvolvimento dos alunos e identificar talentos, além de fortalecer a empregabilidade no Parque Canoas de Inovação (PCI), onde as empresas estão sediadas.
O CEO da Exatron, Régis Haubert, destacou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para promover o desenvolvimento dos jovens. “Sempre nos propusemos a participar de projetos sociais, justamente por acreditar no poder transformador da educação. Tenho certeza que essa foi uma oportunidade única para todos esses estudantes. Receber essa capacitação em uma área em imenso crescimento é fundamental para o futuro deles”, disse.
A jovem Nicole dos Santos Almeida, de 16 anos, foi reconhecida como aluna destaque nas aulas e falou sobre como foi participar. “Para mim foi muito bom ter recebido essa oportunidade, esse curso ajudou a desenvolver várias habilidades e evoluir em todas essas áreas”, comentou.
PCI completa 5 anos
Localizado no bairro Guajuviras em uma área de 250 hectares, o Parque Canoas de Inovação (PCI) completa cinco anos de instalação. O empreendimento gera mais de 1,2 mil empregos, entre diretos e indiretos, e sedia as empresas Exatron, Novus FKS. O PCI tem capacidade para comportar até 90 empresas dos segmentos tecnológico e de inovação. Para o CEO da Exatron e presidente da Associação das Empresas do PCI, Régis Haubert, o parque já se tornou referência no Rio Grande do Sul. “O PCI está instalado em um local estratégico no Estado, com acesso às principais rodovias e proximidade com o aeroporto. Canoas também é uma cidade em pleno desenvolvimento econômico e social, com infraestrutura e mão de obra qualificada, o que torna o parque um grande atrativo para novas empresas. O local tem potencial para gerar em torno de dez mil empregos e aumentar em 15% o PIB do Canoas”.