Nextracker apresenta websérie ‘Do Ouro ao Sol’
Com o objetivo de compartilhar histórias sobre como a instalação dos parques solares de geração centralizada tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico nas cidades de Pirapora, Várzea da Palma e Janaúba, no Norte de Minas, a Nextracker, empresa líder em transição energética renovável, lança a websérie ‘Do Ouro ao Sol’.
“O propósito da Nextracker com esse projeto é mostrar que os benefícios da implantação das usinas fotovoltaicas nestes locais vão além da sustentabilidade. Há também o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio do empreendedorismo; implementação de programas de capacitação para absorção de mão de obra local nas usinas; desenvolvimento das comunidades do entorno, com a criação de projetos de apoio social e educacional; programas para a formação e inclusão de mulheres em postos na construção e operação das usinas, áreas até então predominante masculinas, entre outras iniciativas que contribuem para a inclusão e diversidade em torno dos parques solares”, explica Carina Barbosa, gerente de Marketing da Nextracker na América Latina.
A websérie contará como a energia fotovoltaica já mudou, e segue mudando a vida das pessoas, além de captar as nuances dos parques solares de três municípios do norte de Minas – Pirapora, Várzea da Palma e Janaúba.
Entre os relatos está a história de Carlos Walter Alves Santos (conhecido como Kaka), que mora na cidade de Pirapora desde 1977. Ele é dono do Kaka’s Bar e Restaurante, estabelecimento que tem 30 anos de existência. O seu negócio cresceu 30% depois que a usina chegou à cidade.
Já em Várzea da Palma, município que faz limite com Pirapora, vamos conhecer um pouco sobre Fredson Aclim Silva. Ele contou que ficou seis anos na região sem conseguir emprego formal, pois os empregadores achavam que ele não ia dar conta por ser homossexual. Hoje, com o emprego, ele está realizado por pertencer à sociedade.
Dona Li é um outro exemplo de pessoas da região que viram suas vidas transformadas por meio das usinas de energia solar. Ela, que reside no distrito de Quem-Quem, começou a fornecer marmitas aos colegas de trabalho do marido, após ser contratado na usina para fazer a lavagem das placas solares. Com esse negócio autônomo, ela chegou a atender 200 pessoas por dia. Após oito anos, Dona Li conseguiu comprar uma casa onde instalou um restaurante e está construindo quartos com o objetivo do local ser uma pousada.
As histórias relatadas pelos moradores da região foram ouvidas pela jornalista Priscila Brandão, que durante 10 dias percorreu 2 mil quilômetros nos parques solares.
A campanha pode ser vista em uma área dedicada no site e no canal do YouTube da Nextracker. Nesses canis, os interessados poderão conferir mais detalhes de como as usinas de energia solar interferem de maneira positiva na realidade das comunidades.
Ficha técnica
Direção de conteúdo: Priscila Brandão
Direção de Cena e Técnica: Gustavo Mittelmann/Catraca Filmes
Direção de fotografia: Eduardo Rosa/Catraca Filmes
Edição e finalização: Binho Ferronatto/Catraca Filmes