Sistema fotovoltaico em complexo esportivo
O correto processo de formação de jovens atletas é uma das grandes preocupações da i9 International Academy – considerado um dos mais completos centros de treinamento de Ribeirão Preto e região. Igualmente importante, para a direção do complexo esportivo, é o legado que será deixado para as futuras gerações. Por isso, a formação escolar e o desenvolvimento pessoal de cada aluno também são levados em conta. Isso inclui a disciplina, a organização, o respeito ao próximo e ao meio ambiente.
Como forma de demonstrar, de maneira prática, que é possível tornar o cotidiano mais adequado, a i9 International Academy firmou parceria com a Blue Sol Energia Solar – empresa pioneira e referência no setor de energia solar fotovoltaica – para tornar todo o complexo esportivo mais sustentável.
De acordo com Victor Hugo Prado Borges, gerente de Engenharia da Blue Sol, a equipe de engenharia da companhia estruturou um sistema fotovoltaico composto por 648 módulos e três inversores, com 265,68 kWp de potência, para abastecer, com a própria energia, 10 quadras de beach tennis, 4 quadras de grama sintética, 2 campos oficiais de grama natural, estádio com capacidade para 1,5 mil pessoas, lanchonete, academia de ginástica, mais de 70 dormitórios e o espaço de treinamentos da equipe de e-sports. “Além de apresentar um modelo sustentável de geração de energia aos atletas e suas famílias, o i9 vai suprir 100% do consumo atual de energia de todo o complexo esportivo, o que deve proporcionar uma economia anual de mais de R$ 200 mil nas suas contas de luz”, destaca o executivo da Blue Sol Energia Solar.
Instalado e gerando energia desde o mês de abril, o sistema fotovoltaico projetado, instalado e conectado à rede elétrica local pela Blue Sol será um exemplo próximo e palpável de que há alternativas para a geração e consumo de energia da forma como estamos habituados. “Os jovens poderão ver o exemplo na prática e não só entender como funciona a matriz solar, mas ganhar consciência de que é possível gerar a própria energia, beneficiando o meio ambiente ao mesmo tempo em que cuidamos das nossas vidas econômicas e financeiras”, analisa José Renato Colaferro, CEO da Blue Sol.
Além de alcançar uma economia substancial nas contas de luz, a i9 International Academy eleva o complexo esportivo mais completo de Ribeirão Preto a um patamar de sustentabilidade alinhado às melhores práticas adotadas por grandes empresas mundialmente conhecidas. “Ficamos bastante satisfeitos por propiciar que a i9 International possa gerar a própria energia e contribuir, de alguma maneira, com o processo de formação dos jovens atletas atendidos pela instituição. Serão cerca de 25 anos de eficiência energética, livres de inflação, para formar e desenvolver cada vez mais jovens da região”, finaliza o executivo.