Soluções para a indústria de energia
A multinacional francesa Motul, uma das mais tradicionais marcas de lubrificantes automotivos do mundo, está expandindo a sua atuação com o objetivo de atender as mais rigorosas exigências dos motores e grupos geradores industriais. Tanto que, neste ano em que completa 30 anos de operação no Brasil, a companhia centenária anuncia o lançamento de sua linha PowerGen, que engloba produtos de alta performance para a indústria de geração de energia.
“Capitalizamos a nossa especialidade de desenvolver soluções premium no setor automotivo para ofertar uma abrangente gama de lubrificantes, fluidos, produtos de manutenção e aditivos que excedem os padrões exigidos pela indústria de energia”, declara Celso Cavallini, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Motul Brasil. “São lubrificantes projetados para reduzir o desgaste dos motores, otimizar a durabilidade e reduzir os custos de manutenção, mesmo sob as mais severas condições de operação.”
No mundo, a Motul está presente no setor de geração de energia há cerca de cinco anos e já soma histórias de sucesso com a oferta do produto certo para cada aplicação acompanhada de suporte técnico especializado.
Um exemplo disso pode ser visto em uma empresa do setor energético na Colômbia, onde a aplicação do óleo apropriado para motores a gás (Motul Gasma SAE 40), combinada ao fluido de arrefecimento altamente eficiente (HD Cool Power), permitiu aumentar a confiabilidade e o desempenho dos motores, além de otimizar os custos: redução do volume anual de reposição de lubrificante em 20%, menor reposição de filtros – em torno de 30% – e diminuição do custo de descarte de lubrificante em função do aumento de intervalos de troca de óleo.
As análises de óleo mostraram uma redução de 50% nos metais de desgaste quando comparado ao histórico com óleos anteriores. Também foi comprovada uma redução de até 10°C pelo aumento da eficiência da troca térmica. No total, os benefícios atingidos representaram uma economia de US$ 44,6 mil por motor ao ano.
“Os motores da indústria de geração de energia estão cada vez mais eficientes, inclusive sob o aspecto de impacto ambiental. Assim, lubrificantes e fluidos de arrefecimento de alta qualidade são essenciais para otimizar as operações, reduzir o consumo de óleo e a substituição de filtros, controlar o consumo de combustível, permitir eficiência na combustão e, dessa forma, reduzir o impacto ambiental. O nosso objetivo é otimizar o custo total de propriedade do equipamento”, complementa Cavallini.
Entre os produtos da linha PowerGen, todos importados da França, estão óleos específicos para motores diesel, motores a gás natural e motores movidos a biogás, particularmente o gás de aterro sanitário.
Estão disponíveis óleos 100% sintéticos, Technosynthese® (combinação de óleos sintéticos e minerais) e minerais premium, além de fluidos de arrefecimento, produtos de manutenção e aditivos.
Divisão MotulTech
Além dos produtos específicos para geração de energia, como parte da divisão Motul Heavy Duty, a MOTUL Brasil também está introduzindo lubrificantes industriais para o mercado brasileiro, por meio de sua divisão MotulTech. São óleos, graxas e fluidos de alta tecnologia para lubrificação de equipamentos industriais, usinagem e transformação de metais, tratamento térmico e outras especialidades. Esta divisão já está presente no mercado global desde 1989 por meio de produtos e serviços, destacando-se por constantes pesquisas e desenvolvimentos, acompanhados por inovação.
Sobre a Motul
Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, veículos pesados (heavy duty), veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a divisão MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
Presente no Brasil desde 1992, a Motul tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, IMSA, Rallycross, F1 Boat e Rally dos Sertões.