Steck assume compromisso com a agenda ESG
A Steck, líder em soluções elétricas para uso residencial, comercial e industrial, tem a sustentabilidade como um dos principais atributos de sua estratégia e como um dos pilares do seu propósito como empresa. E, por meio de soluções inovadoras e sustentáveis, a marca do setor elétrico assumiu o compromisso com a agenda ESG (ambiental, social e governança corporativa) com foco na geração de benefícios e redução de impactos à sociedade e aos públicos de interesse, alinhada aos 10 Princípios do Pacto Global da ONU, do qual se tornou signatária em junho de 2021.
A estratégia, que vem sendo colocada em prática desde agosto deste ano, faz referência ao slogan da marca “E tudo se liga!” e propõe a conexão de seus pilares com o propósito da organização e sua estratégia de negócio. Com o pilar Operações, a empresa visa conectar os processos da Steck com o cuidado e a proteção ao meio ambiente; no pilar Pessoas, a marca compromete-se a conectar seus públicos a negócios mais responsáveis e inclusivos; e, no pilar Ofertas, a empresa busca disponibilizar ao mercado produtos com características sustentáveis, passando por dimensões como embalagem, matéria-prima, circularidade e ecoeficiência.
A gestão de sustentabilidade está integrada à visão da alta liderança, aos objetivos de longo prazo da companhia (Planejamento Estratégico 2025) e às metas dos executivos e é desdobrada por meio de um conjunto de indicadores que são monitorados a cada trimestre e reportados no Balanced Scorecard (BSC) da companhia. Esses KPIs são consolidados em um único índice chamado Barômetro ESG, o que permite uma visão integrada dos esforços coletivos empreendidos por cada área e departamento envolvidos nessa gestão.
Uma das iniciativas é a utilização de 100% de energia renovável nas fábricas. Desde 2021, as duas unidades de produção – em Guararema (SP) e Manaus (AM) – já operam em sua totalidade com energia elétrica proveniente de fontes renováveis, que representam mais de 90% de toda a energia utilizada pela Steck, incluindo, além das fábricas, sede corporativa e centros de distribuição.
No pilar Ofertas, a Steck pretende dar continuidade aos estudos para o desenvolvimento de produtos e embalagens cada vez mais sustentáveis, além de lançar produtos e soluções que promovam inovação e sustentabilidade. Dois exemplos são a String Box (para a proteção elétrica do sistema de energia solar fotovoltaica) e o Carregador Elétrico Veicular portátil.
Além disso, há projetos em andamento com foco na economia circular, como a parceria com a startup Molécoola, que busca engajar os consumidores com relação à importância ambiental da destinação adequada de resíduos sólidos pós-uso e pós-consumo. Em agosto, foram inauguradas duas estações de coletas em lojas da Telhanorte (home center que integra o Grupo Saint-Gobain) em São Paulo (SP).
A gestão da Agenda ESG na Steck tem conexão com o propósito da empresa de contribuir para um mundo mais sustentável, conforme os 10 Princípios do Pacto Global, bem como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 da ONU.