Ventilação de áreas fechadas
Em casa, no comércio ou em áreas industriais, independentemente do ambiente, todas as regiões do Brasil passam por altas temperaturas no verão. Por isso, na estação mais quente, é comum buscar alternativas para arejar ambientes e amenizar efeitos negativos do período. A ventilação é aconselhável em todos os locais fechados e mais ainda naqueles que concentram um bom fluxo de pessoas, como em ambientes industriais e comerciais.
Um sistema de climatização adequado garante qualidade na circulação de ar, fator importantíssimo em tempos de pandemia, como aponta uma pesquisa realizada no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), que reforça a necessidade de uma ventilação adequada em ambientes fechados para diminuir o risco de contaminação pelo vírus. “Contudo, para garantir uma circulação eficiente, os aparelhos de ventilação devem contar com equipamentos adequados para a função, como motores elétricos com baixo consumo de energia e grau de proteção IP 44 e IP 55”, aponta o diretor da Hercules Motores Elétricos, Drauzio Menezes.
Esses motores são mais utilizados nos equipamentos de ventilação, protegidos contra pó, e no caso do IP 55, até contra jatos de água. “São monofásicos e trifásicos, geralmente possuem o regime S1 contínuo e AIR OVER, sem ventilação forçada — para máquinas de climatização de ar, exaustores e ventiladores Siroco”, explica Menezes, ressaltando que a recomendação se estende para outros segmentos, como shopping centers, escolas, academias, farmácias e até estufas agrícolas e granjas, por ser eficaz no controle da temperatura e preservar os organismos no local.
Segundo Menezes, na escolha de um equipamento de ventilação é importante também pensar em economia: “Hoje há opções customizadas capazes de atender exatamente à demanda de acordo com a necessidade do local e os motores elétricos, que possuem carcaça de alumínio, boa dissipação de calor e classe de isolamento F, que suporta até 155 ºC, sendo adequados para uso residencial, comercial ou industrial”. Esses motores também são resistentes a ambientes salinos e contêm rolamentos blindados de primeira linha, além de estarem dentro da classe de rendimento mínimo de energia elétrica exigido no Brasil.
Além de tudo o que já está no artigo acima, é importante ACRESCENTAR as características e efeitos dos sistemas de ventilação em equipamentos e ambientes industriais CLASSIFICADOS, pela presença ou liberação de gases ou vapores inflamáveis, e/ou poeiras ou fibras combustíveis.
ATENÇÃO para detalhes nas Normas ABNT NBR IEC 60079-10-1 e ABNT NBR IEC 60079-10-2, e atendimento aos requisitos das NR10, NR20, NR33 e NR37 e outros requisitos legais.