Vivensis é o novo distribuidor de equipamentos de energia solar WEG
A Vivensis passa a atuar como distribuidor exclusivo de equipamentos para energia solar da Weg S.A. no Brasil, grupo seleto que passa a distribuir equipamentos solares WEG, a partir da parceria firmada entre a fabricante de produtos e serviços eletrônicos e a 4ª maior empresa global do País, com sede em Jaraguá do Sul (SC). Por meio da Vivensis Energia Solar, a meta é ampliar o alcance dos produtos no Brasil e fazer entregas mais rápidas, com pessoal direcionado a administrar agendamentos, fretes, assistência técnica, além da comunicação com clientes.
A expectativa da Vivensis é alcançar a meta de R$ 1 bilhão em faturamento em dois anos, segundo o sócio-proprietário, Yvan Cabral. “Com a WEG disponibilizando seu estoque de produtos no Brasil, além da consistência e alta capilaridade das operações do grupo Vivensis, certamente alcançaremos a meta de faturamento de R$ 1 bilhão, em dois anos de operação. A Vivensis chega para aparelhar esse projeto e fazer com que a WEG alcance muito mais lugares do País”, salienta Cabral.
André Luiz de Paula Souza, CEO da Vivensis Energia Solar, informa que hoje a empresa tem à disposição as centenas de milhares de módulos, inversores e acessórios, a partir do centro de distribuição da WEG de Itajaí, mas espera que, já no mês de março, o novo braço da marca passe a contar com mais três centros de distribuição em São Paulo, Recife e Curitiba para flexibilizar a operação, ter mais agilidade no frete para todo o Brasil e ainda gerar novas oportunidades de emprego. “Nosso plano de negócio considera mais de 300 vagas geradas ao total, para operadores logísticos, equipe de suporte de pós-venda, vendedores e gerentes. Curitiba, São Paulo e Recife devem concentrar a maior parte dos postos”, ressalta.
A WEG Solar define sua estratégia em qualidade e eficiência, conforme o gerente da área de energia solar, Harry Schmelzer Neto. “Nosso foco sempre foi o integrador exclusivo WEG, que são as maiores empresas no setor solar, dedicadas às soluções trifásicas nas quais preço é parte da equação, mas não a parte mais importante, sendo o que o sistema vai entregar durante sua vida útil fundamental na decisão de compra. Para democratizar a marca WEG em pequenos e médios integradores, estamos começando com parcerias estratégicas de distribuição, para conseguir atender com estoque mais próximo e rápido esse nicho de mercado”, esclarece Schmelzer Neto.
A microgeração de energia solar distribuída, correspondente a usinas menores de até 75 KW de potência, produzida em telhados de residências ou empresas, registrou crescimento no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Em 2021, a energia solar fotovoltaica totalizou 14.145 MW da matriz elétrica brasileira, excluindo as importações. Essa marca saltou para 24.005 MW em 2022, respondendo por 11,6% da matriz elétrica brasileira, sendo a segunda maior fonte de geração do país, ultrapassando a geração eólica e ficando atrás somente da geração hídrica.
Os inversores solares da WEG, o coração do sistema de energia solar, possuem garantia de 10 anos. Já os módulos fotovoltaicos da marca são criteriosamente selecionados para produzir eficiência de 25 a 30 anos. Todos os produtos de energia fotovoltaica da fabricante contam com representação e assistência técnica no Brasil, responsável pela gestão de garantia dos equipamentos durante toda a vida útil. Na foto, aparecem André Luiz de Paula Souza (Vivensis) e Harry Schmelzer Neto (WEG).