Criada há oito anos para agregar concessionárias dos serviços de iluminação pública e toda cadeia de fornecedores dessa infraestrutura urbana, a ABCIP – Associação Brasileira de Concessionárias de Iluminação, passa a se chamar ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes, e ganha nova marca.

Ao longo de sua trajetória, além de atuar na defesa dos interesses de seus associados, ABCIP vem produzindo e disponibilizando informações inéditas para o mercado de PPP que nasceu em 2010, com a passagem da responsabilidade pelos serviços de iluminação pública das distribuidoras de energia elétrica para os municípios.
O Panorama da Participação Privada na Iluminação Pública, que está na quinta edição, o Guia de Telegestão na Iluminação Pública, revisado anualmente e o 1º Censo da Iluminação Pública no Brasil, são contribuições que se tornaram referência para mercado brasileiro de PPPs, criando uma ponte entre os players do setor e instâncias do governo essenciais para o desenvolvimento do país, entre elas, o Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, os Ministérios das Cidades, da Integração e Desenvolvimento Regional, a Aneel, Inmetro, entre outros. Nessas publicações, a iminência da chegada das cidades inteligentes vem sendo anunciada por autoridades, especialistas e profissionais do setor.
“A evolução tecnológica do mercado está presente na ABCIP desde sua origem que sempre recebeu em seu corpo associativo, além das concessionárias de iluminação pública, empresas que fornecem dispositivos e sistemas digitais para a infraestrutura urbana, incluindo a de IP”, explica Pedro Vicente Iacovino, presidente da ABCIP. “Neste momento, em que os projetos passam a embarcar PPPs de cidade inteligente, o caminho natural foi incorporar essa mudança em nossa identidade.”