Luminárias impressas a partir de materiais descartados
A Signify, líder mundial em iluminação, ganhou o Gold International Design Excellence Award (IDEA) por sua linha Coastal Breeze de luminárias sustentáveis feita a partir de materiais circulares. O pendente Coastal Breeze também foi premiado com uma menção honrosa nos prêmios Fast Company Innovation de Design. A coleção, incluindo a luminária de mesa exclusiva e limitada, foi apresentada na Dutch Design Week em Eindhoven, na Holanda, no final de outubro.
A luminária Philips, feita com de rede de pesca, foi premiada com o Gold IDEA pela Industrial Designers Society of America (IDSA). IDEA é um dos programas de prêmios de design mais antigos e prestigiados, reconhecendo realizações excepcionais de design em uma variedade de disciplinas. A luminária também foi reconhecida na nova categoria Circular Design do prêmio Fast Company Innovation da Design.
A coleção Philips Coastal Breeze evoca a beleza das áreas costeiras ao mesmo tempo que ajuda a preservar esses ambientes para a próxima geração. Entre 10% e 46% do plástico oceânico consiste em redes de pesca, linhas e cordas. Essas redes são muitas vezes descartadas no oceano, colocando em risco a vida da fauna marinha.
Além de reutilizar o plástico oceânico, o processo de impressão 3D da Signify ajuda a reduzir o desperdício e contribui para a economia circular. Os itens podem ser impressos localmente sob demanda, para que não haja excesso de estoque. Não há cola, menos parafusos e os itens são fáceis de desmontar e reparar. E com emissões até 76% mais baixas do fornecimento e fabricação de materiais e até 28% de economia no transporte, as luminárias impressas em 3D oferecem uma alternativa de baixo carbono à fabricação convencional.
As redes de pesca de nylon originais são provenientes de pescadores na costa da Cornualha, no Reino Unido, e transformadas pelo parceiro Fishy Filaments em granulado, o material base para o filamento de impressão 3D. A matéria-prima é então processada em filamento em Maarheeze, na Holanda, e impressa em 3D em Turnhout, na Bélgica.
As luminárias acabadas vêm com silhuetas suaves e orgânicas e na mesma cor verde azulada característica das redes de pesca. Quando iluminado, o material reciclado apresenta gradientes de tons verde-azulados e pequenas irregularidades que tornam cada luminária única. A luz suave e difusa revela a textura 3D da sombra. As texturas são inspiradas no mar: dunas de areia, água ondulante e escamas de peixe.
A coleção está disponível inicialmente na Holanda, Bélgica, Dinamarca e Suécia, mas outros modelos personalizados estão disponíveis no Brasil através do site da marca.
Kevin Raaijmakers, chefe de crescimento para impressão 3D da Signify, disse: “A coleção Coastal Breeze é especial porque é bonita tanto em seu design quanto em seu propósito. A Dutch Design Week é a plataforma ideal para mostrar o impacto real que podemos causar quando estamos conscientes dos produtos que trazemos para nossas casas. Queremos compartilhar o que aprendemos sobre a poluição dos oceanos e as soluções interessantes que existem para usar os resíduos que todos nós geramos. Estamos orgulhosos que a Dutch Design Week considere nossos esforços como um ativo valioso para o mundo do design.”
Saiba mais sobre a coleção Philips MyCreation Coastal Breeze no site.