Como constatar se há fuga de corrente no imóvel
A fuga de corrente é, sem dúvida, um dos principais causadores do aumento da conta de energia elétrica.
Além do desperdício, pelo qual será paga uma energia elétrica que não é consumida para o funcionamento dos equipamentos, a fuga de corrente ainda pode resultar em sérios danos aos aparelhos elétricos e causar até mesmo choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios.
Para ajudá-lo a constatar se existe esse problema em seu imóvel, a IFC/COBRECOM, que é referência nacional na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão, dá dicas essenciais.
O professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é Consultor Técnico da IFC/COBRECOM, lembra que as fugas de corrente ocorrem quando há falhas nas instalações elétricas, subdimensionamento dos circuitos e problemas na isolação das fiações.
“Eletrodomésticos com defeitos e o uso incorreto e excessivo de benjamins e extensões também podem ocasionar esse problema”, completa Moreno.
Vale lembrar também que, nas construções mais antigas, as fugas de corrente são ainda mais comuns, pois é natural que componentes da instalação elétrica envelheçam com o tempo, o que provoca perda das propriedades isolantes dos produtos e, consequentemente, aumento das correntes de fuga.
Para saber se existe fuga de corrente no imóvel, basta fazer um teste que é muito simples: desligue todos os aparelhos das tomadas e apague todas as luzes.
Depois cheque se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou se o seu display (modelos mais novos) não registra o consumo. Se o relógio continuar indicando algum consumo, então é indício que há fuga de corrente.
“Para identificar a origem da fuga, deve ser desligada a chave geral. Se não for registrado mais consumo no medidor, o defeito é da instalação elétrica interna do imóvel e, nessa situação, é fundamental contratar um eletricista de confiança para sanar o problema. E, no caso de o medidor continuar funcionando, a falha pode ser no próprio aparelho medidor e então deve ser consultada a distribuidora de energia de sua cidade”, explica Hilton Moreno.
“Esteja atento aos eletrodomésticos que dão choque. Esse problema acontece quando há fuga de corrente e, nesses casos, o aparelho deve ser desligado imediatamente e levado a uma assistência técnica”, orienta Moreno.
Outras dicas da IFC/COBRECOM – Para ter uma instalação elétrica sempre segura e confiável e ainda evitar problemas com a fuga de corrente, siga as orientações abaixo:
1- Contrate sempre profissionais qualificados e habilitados para elaborar corretamente o projeto elétrico de seu imóvel e realizar a correta instalação dos materiais.
2- É fundamental realizar a manutenção preventiva da instalação elétrica a cada cinco anos. Esse trabalho deve ser feito por um profissional qualificado.
3- A utilização de benjamins e extensões deve ser evitada, pois, ao conectar vários equipamentos em uma mesma tomada, podem ocorrer problemas como fuga de corrente, sobrecarga e superaquecimento, que podem resultar em curtos-circuitos e incêndios.
4- As geladeiras devem ser ligadas em tomadas de uso exclusivo e em local ventilado. Também devem ter as borrachas de vedação de suas portas sempre em bom estado.
5- Antes de comprar qualquer modelo de chuveiro elétrico, verifique a seção nominal dos cabos elétricos que estão instalados na caixa de ligação desse equipamento. Caso o chuveiro não seja compatível com a fiação existente, o aparelho poderá não aquecer adequadamente, além de ocasionar sobrecarga nos condutores e perda de energia.
6- Caso venha a realizar as emendas de fios e cabos elétricos por meio de fitas isolantes, NUNCA utilize materiais que não são específicos para esse uso, como fitas adesivas, esparadrapo e fita crepe. Dê preferência ao uso de conectores isolados tipo a mola ou torção.
Boa tarde,
Alguém tem um modelo de laudo para que eu possa enviar para a cia de energia da minha região para justificar fuga de corrente e não pagar a conta de luz que veio 9 vezes o valor médio. Caso possuam e puder enviar para o e-mail. lenilson-schumach@hotmail.com
GRATO
Uma vez na casa de meus pais a louça do banheiro hora dava choque e hora não. Fiz tudo isso e continuava o problema. Chamei a concessionaria local e desligaram o ramal de serviço e continuou o problema. Dai o eletricista da turma falou que o problema poderia esta na casa geminada vizinha, falei com o vizinho e tive sorte. Como o defeito era intermitente, o pior deles, fui mo interruptor paralelo da sala de jantar e achei o condutor em contato com a caixa e conduítes metálicos metálicos.
Parabéns, Marcos! 👏👏👏
MUITO BOM E INTERESSANTE. DEVERIAM POSTAR MAIS INSTRUÇÕES COMO ESTA .
Muito obrigado, Carlos! Abraço!
Muito obrigado essa dica é de muita importância poucas pessoas sabem o que é fuga de corrente e também não sabem o que fazer para resolver o problema.
Muito obrigado, João. Abraço!
As pessoas estão sempre,se queixando da conta de luz que vem alta, posso aplicar essas dicas, para resolver o pobrema da conta?
Olá, Edgar. Muito provavelmente resolvendo o problema de fuga corrente, terá sim uma redução na conta.