AES Tietê recebe recertificação internacional
Pelo quinto ano consecutivo, o Sistema de Gestão de Ativos Físicos ISO 55001 da AES Tietê Energia é certificado no escopo operação e manutenção de usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas incluindo gestão de reservatórios, processos de geração de energia e de suporte. O selo qualifica, diante de critérios internacionais, a eficácia da aplicação do conjunto de normas ISO que orientam a companhia na otimização da operação e manutenção de suas usinas e das áreas de suporte, tais como engenharia, recursos humanos, segurança de barragens e comercialização de energia.
Em 2015, a AES Tietê foi a primeira empresa da América Latina a conquistar a certificação ISO 55001. O reconhecimento tornou a companhia benchmark para o setor e contribui de forma significativa na performance de seus ativos, ao aumentar a disponibilidade de geração das unidades hidrelétricas, reduzir falhas e criar uma cultura voltada à gestão dos ativos que, a exemplo da segurança, se tornou uma bandeira para toda a empresa na busca constante por aprimoramentos dos processos para a produção de energia.
Durante a auditoria realizada pela ABS Quality Evaluations, líder mundial em certificações e treinamentos relacionados a sistemas de gestão ISO, destacou-se o processo de diagnóstico de riscos atrelado ao ciclo orçamentário que dá suporte à tomada de decisão da direção da AES Tietê Energia para a projeção de novos investimentos, buscando sempre o melhor equilíbrio entre riscos, custos e desempenho. Além disso, a revisão dos indicadores de manutenção auxilia a equipe de Gestão de Ativos de Produção e Eclusas a gerenciar de forma mais eficaz todo o processo de planejamento, programação e manutenção nas usinas hidrelétricas.
“A certificação consolida a excelência operacional da empresa. É resultado da estratégia de gestão que consiste, principalmente, na integração das atividades que estão relacionadas ao ciclo de vida dos ativos, ao facilitar o controle da operação e proporcionar maior agilidade à tomada de decisão”, afirma Anderson de Oliveira, diretor de Operações da Geração da AES Tietê. “O próximo passo é a busca pela certificação dos novos negócios. Por isso, nossa equipe se dedica à expansão do escopo do sistema de gestão para englobar as plantas eólicas e solares, recentemente incorporadas ao portfólio da empresa”, finaliza Anderson.