Cuidado ao comprar cabos elétricos
Recentemente, o DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais de SP), realizou uma apreensão muito preocupante: um volume de 8 mil metros de fios falsificados e indevidamente rotulados com a marca Sil Fios e Cabos Elétricos, líder na produção de fios e cabos elétricos de baixa tensão.
O fato reforça a principal preocupação da empresa: a ausência de qualidade em condutores que não seguem os parâmetros indicados pelas Normas Técnicas Brasileiras, que são as normas da ABNT, sendo a norma NBR 5410, que estabelece as condições para instalações elétricas de baixa tensão. “O não cumprimento desses requisitos implica diretamente em uma questão que tanto nós, fabricantes, como os consumidores, devem ter sempre em mente: a segurança das pessoas e das edificações”, ressalta Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produtos da Sil Fios e Cabos Elétricos.
De acordo com o especialista da empresa, negligenciar a qualidade dos cabos elétricos resulta em aumento da conta energia elétrica, que pode chegar facilmente ao patamar de 30% a mais no consumo mensal. Isso devido a redução da quantidade de cobre e baixa qualidade do material isolante. Em muitos casos ocorrerá um curto-circuito que fará o disjuntor desarmar, mas dependendo das condições do local, poderá haver princípio de incêndio que poderá se transformar em um incêndio. Além disso haverá o risco de choques elétricos que pode levar a uma fibrilação cardíaca, conhecido como parada cardíaca.
Sinônimo de Qualidade
A SIL é reconhecida há anos por sua qualidade. Mas qual seria o significado dessa característica? Produzir cabos elétricos de cobre que atendam aos mais elevados padrões do mercado e com isolamento que suportem tranquilamente a tensão elétrica. A forma mais enfática de demonstrar isso é através do Teste de Sobrecarga, como explica Nelson Volyk.
O teste prático mostra a diferença entre um cabo produzido pela Sil e outro fora da norma: ao ser submetido à uma elevada corrente elétrica, o condutor falsificado ou fora dos parâmetros legais esquenta rapidamente a tal ponto de derreter o material isolante e perder a sua integridade. Ao contrário desse resultado obtido, a mesma corrente comprova a qualidade dos produtos Sil, que mesmo submetido a sobrecarga, mantém seu isolamento sem quaisquer alterações. “Quando submetemos à comparação os nossos cabos elétricos produzidos com total responsabilidade ao lado de produtos de baixa qualidade, nosso objetivo é mostrar como o barato tende a sair caro”, delibera o especialista da Sil Fios e Cabos Elétricos.
Os cabos elétricos falsificados e fora das normas técnicas não são aprovados nos mesmos testes e padrões de qualidade seguidos pela empresa, que exalta sua estreita colaboração com autoridades de fiscalização para garantir os padrões e regulamentações necessárias.
Mas como ter certeza sobre a legitimidade?
É fato que, a olho nu com o produto dentro da embalagem, não é possível saber se o cabo segue ou não os padrões de qualidade e segurança, mas os profissionais experientes após abrir a embalagem e manusear o produto, sabem identificar que não se trata de um produto SIL. Assim, a preservação dos consumidores é garantida por meio da compra com distribuidores autorizados e revendedores de confiança, garantindo que os clientes recebam produtos genuínos e de alta qualidade. “Desconfie de quem oferecer preços muito mais baixos e que vendam diretamente. A origem da compra é uma chancela da veracidade”, oriente Pedro Morelli Neto, gerente de Compras e Marketing da Sil Fios e Cabos Elétricos.
Dicas sobre a importância de uma instalação segura
Instalações com problemas
Em vias de regra, todos esperam apenas a ocorrência de problemas em quadros antigos, mas essa não é uma verdade: execuções novas sofrem quando realizadas com cabos de baixa qualidade, resultado de produtos com menos cobre do que o necessário.
Atenção com cabos de alumínio cobreado
Na instalação elétrica brasileira residencial, predial e comercial é proibido o uso cabo de alumínio ou até mesmo os cabos de alumínio cobreado, chamado na internet de alucobre. O cabo de alumínio cobreado é fabricado para baratear o cabo, mas não é previsto pela norma de instalação elétrica brasileira, e se utilizado haverá problemas na instalação, pois nas conexões elétricas existe uma incompatibilidade do alumínio com o cobre, que gera a corrosão galvânica que, em curto prazo, resultará em falhas de contato elétrico dos cabos de alumínio ou alumínio cobreado com os disjuntores, tomadas e interruptores.