Elgin comemora crescimento de 41% do mercado solar
Os investimentos privados em sistemas de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos cresceram 41% no primeiro semestre deste ano no País. Segundo mapeamento da Elgin, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos no Brasil, com base em dados oficiais da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os recursos aplicados nos projetos em residências, comércios e empresas saltaram de R$ 42 bilhões em janeiro para R$ 59,5 bilhões no final de junho.
De acordo com a análise de Glauco Santos, diretor da divisão de energia solar da Elgin, o avanço dos projetos fotovoltaicos no País reflete a busca dos consumidores por alternativas sustentáveis para conter a escalada dos preços na conta de energia. “No último ano, a energia solar tornou-se um investimento bastante rentável e ajudou a aliviar o orçamento das famílias brasileiras, considerando que o Brasil viveu uma das maiores inflações energéticas da história”, explica.
Ainda segundo o mapeamento, entre janeiro e junho deste ano, a geração própria de energia solar saltou de 8,4 gigawatts (GW) de potência instalada para 11 GW, um crescimento de 30%. Desta forma, o nível de emprego no setor subiu de 251 mil postos de trabalho acumulados em janeiro para 330 mil em junho, elevação de 31%. Outro dado importante é o aumento no número de sistemas instalados em telhados e pequenos terrenos, saltando de 720 mil em janeiro para mais de 1 milhão em junho.
Outro avanço no mercado de energia solar é o investimento em plataformas de comercialização de equipamentos. É o caso do e-commerce da Elgin, que atingiu recentemente a marca de mais de 8 mil opções de kits fotovoltaicos disponíveis para os integradores brasileiros.
O e-commerce da empresa tem como objetivo atender e abastecer os estoques das empresas de projetos e instalação de energia solar espalhadas pelo País. O canal de vendas, que funciona 24 horas por dia, também traz uma calculadora que auxilia o integrador parceiro no dimensionamento de um sistema fotovoltaico, basta inserir a região e o gasto médio mensal da conta de energia.
A Elgin projeta que até o final de 2022, cerca de 60% do seu faturamento no segmento solar, venha através do e-commerce. Por isso, a empresa acredita e investe cada vez mais na transformação digital, onde atua constantemente no aperfeiçoamento, inserção de novas ferramentas e melhorias dentro da plataforma.