Indústria investe em tecnologia para acelerar crescimento
Especializada na produção de equipamentos para distribuição e proteção de energia às indústrias e distribuidoras de materiais elétricos, a Eletro Metalúrgica Brum, de Limeira (SP), é o caso típico de indústria que cresceu de forma exponencial por meio do talento e conhecimento técnico do seu fundador, José Luiz Brum. Com mais de 35 anos de mercado, hoje a empresa também incorpora o modelo de indústria 4.0, que requer o uso de tecnologias avançadas para automação e troca de dados, além de utilizar conceitos de Sistemas Ciberfísicos (CPS), computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT).
A adaptação foi impulsionada a partir da chegada do diretor comercial, Matheus Brum. Terceira geração da família a atuar na linha de frente, ele utilizou sua experiência na área de programação para auxiliar a Brum na transição de um modelo de gestão alinhado com as novas necessidades do setor industrial.
O primeiro diagnóstico feito pelo executivo foi a necessidade de implantar sistemas tecnológicos voltados ao seu departamento, uma vez que faltavam estatísticas de vendas, faturamento gerado por cada cliente, etc. “A partir desse momento, iniciei internamente o trabalho de convencimento sobre a importância de investir em uma plataforma capaz de modernizar a gestão comercial e, ao mesmo tempo, possibilitar o aumento de produtividade da equipe de vendas”, esclarece.
Após mapear o mercado por cerca de um ano, Matheus decidiu adotar o Ploomes, software de CRM voltado para indústrias e distribuidoras que integra a operação de ponta a ponta para gestores e vendedores, além de permitir o controle e a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados em tempo real. Com a implantação do software, todos os executivos comerciais da Brum passaram a atender uma carteira de 1.500 clientes, propiciando um aumento de 100% na capacidade de vendas para cada profissional. “Ao contrário do que todos poderiam imaginar, não diminuí a quantidade de vendedores da empresa com o uso do Ploomes. Ampliei o potencial de alcance e, posteriormente, ainda aumentei o número de profissionais”, argumenta.
Atuando no Brasil e exportando também para países da América Latina, a Brum possui atualmente uma estrutura de vendas com diversas hierarquias. A equipe conta com representantes e vendedores externos/internos, supervisores e gerentes da matriz e nas filiais de São Paulo e Goiânia, além do diretor comercial. “Após a implantação do software, todo o time passou a ter maior agilidade na checagem de informações e no acompanhamento da política comercial. Antes, dependíamos dos relatórios em excel gerados no fim de cada mês para tomar conhecimento sobre os rumos e os negócios da empresa, o que atrasava qualquer tomada de decisão”, explica o executivo.
Após a bem-sucedida implementação da tecnologia na área comercial, a Brum já vislumbra automatizar outros setores da indústria. O próximo passo será a aquisição de robôs com intuito de auxiliar na produção de alguns equipamentos. “A ideia é continuar inovando para sempre estar à frente dos concorrentes”, conclui.