Intral teve crescimento de 50% no faturamento em 2022
A Intral SA, indústria de Caxias do Sul (RS) líder no mercado de fabricação de lâmpadas, luminárias de LED e drivers, comemora os resultados positivos do crescimento de 50% na receita líquida em relação a 2021. De acordo com Rodrigo dos Santos Fantinel (foto), CEO da empresa, não houve investimento industrial, somente em matéria-prima e no mercado. Este é o melhor resultado dos últimos 5 anos da marca, que possui mais de 70 anos de existência.
O sucesso é consequência de mudanças culturais, aumentando a eficiência dos negócios, com foco especial na gestão de pessoas. “Temos pessoas motivadas, buscamos novas soluções, melhoramos nossa eficiência e entregamos mais com menos. Nossa vocação está voltada para o mercado, lembrando sempre da importância da valorização das pessoas e da autonomia com responsabilidade”, aponta Fantinel. Outras iniciativas aplicadas também foram o estoque estratégico e a gestão de time. “A dica de ouro é focar mais na estratégia e menos no operacional. Apostar no crescimento das pessoas com um olhar mais amplo, para enxergarem o negócio como um todo. Ainda, é essencial entender que o principal gestor da empresa é o cliente.”
A presença da Intral em eventos de grande porte foi destaque em 2022, principalmente quanto à iluminação do Sambódromo da Marquês de Sapucaí durante o carnaval do Rio de Janeiro e sendo responsável pela modernização da iluminação dos Arcos de Gramado (RS), atração do tradicional Natal Luz do município. Ainda, houve a inauguração do showroom em Curitiba (PR), espaço onde está disponível o portfólio completo da empresa em todos os segmentos que atua, que gerou 70% a mais de negócios. Para 2023, há a previsão de abertura de mais cinco showrooms, em Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e outros três locais a definir.
“Reformulamos nosso negócio e nos tornamos uma opção valorosa ao mercado. Com o nosso background de investimentos importantes em tecnologia no nosso parque fabril, tivemos a oportunidade de avançar com força e qualidade no mercado, alavancando nosso crescimento”, afirma o CEO.
O objetivo para 2023 é ampliar o crescimento, com a perspectiva de aumento de 65% do faturamento em relação a 2021. Uma das ações é o investimento de R$ 10 milhões em maquinário que transformará a Intral em um grande player na fabricação de drivers. Assim, não dependerá da importação e do mercado externo, oferecendo maior agilidade e autossuficiência no atendimento aos clientes.