Mercado Revelado

Pesquisa Potência Eletricista Consciente levanta informações que permitem conhecer melhor os hábitos e os valores mais importantes para os profissionais eletricistas.

A mais completa pesquisa já feita no Brasil sobre os eletricistas está agora disponível para venda. Denominado ‘Pesquisa Potência Eletricista Consciente’, o levantamento foi executado pela Skats Consultoria em Pesquisa de Mercado a pedido da Revista Potência e traz um perfil detalhado de profissionais eletricistas de todo o País associados ao Programa Eletricista Consciente.

A análise permite às empresas da área elétrica realizarem campanhas e oferecerem produtos e serviços personalizados e que atendam às reais necessidades dos eletricistas, que são profissionais altamente formadores de opinião junto aos consumidores finais, além deles próprios serem importantes consumidores.

De acordo com Antonio Maschietto, diretor do programa Eletricista Consciente, o principal objetivo da pesquisa é traçar, com o maior detalhe possível, o perfil do profissional eletricista que atua em todas as regiões do Brasil. “O papel fundamental que os eletricistas têm na cadeia de vendas da área elétrica é conhecido já faz muito tempo, porém, de forma geralmente empírica, faltando informações mais consistentes e organizadas, como aquelas que são oferecidas pela pesquisa”, comenta Maschietto.

Como cofundadora do Programa Eletricista Consciente, a Revista Potência tem oferecido ao longo dos anos conteúdos nos mais variados formatos, especialmente voltados para os eletricistas, como a seção Eletricista Consciente, o Fórum Potência Eletricista Consciente e o aplicativo APOIE. Graças a essas iniciativas, a base cadastrada de seguidores do Programa Eletricista Consciente conta com milhares de eletricistas extremamente qualificados.

Hilton Moreno, diretor da Potência Multiplataforma conta que no começo de 2019 começou a pensar em como melhorar a comunicação com os eletricistas e oferecer conteúdos cada vez mais pensados nas necessidades e desejos desses profissionais. Chegou-se à conclusão óbvia de que isso somente seria possível a partir de um conhecimento mais profundo de quem é esse eletricista, qual seu perfil pessoal e profissional, o que ele espera receber do Programa Eletricista Consciente e assim por diante.

“Desta forma, ao pesquisarmos o que nós internamente poderíamos fazer de melhor para os eletricistas, descobrimos que isso também poderia ser aplicado pelos outros atores do mercado elétrico, como lojistas, revendedores, distribuidores e fabricantes, levando então à ideia de disponibilizar para eles os resultados de uma pesquisa detalhada sobre quem é e o que deseja o eletricista”, relata Hilton.

A PESQUISA

De acordo com Marcos Orsolon, também diretor da Potência Multiplataforma, não houve nenhuma dúvida em procurar a empresa Skats Consultoria em Pesquisas de Mercado para ser parceira na pesquisa. “O grande conhecimento técnico, metodologia, experiência e reputação da empresa tornaram essa escolha muito fácil.

Além de todos esses atributos, que são a fundação de um trabalho de pesquisa sólido e confiável, já conhecíamos a qualidade da Skats por meio do serviço que sua executiva Katia Ratnieks presta para a elaboração da Pesquisa Anamaco como consultora, uma iniciativa muito bem-sucedida há anos na área da construção civil, que é, de certa forma, muito parecida em seus objetivos com o que começamos a fazer com a Pesquisa Potência Eletricista Consciente”, destaca.

A pesquisa foi quantitativa, realizada através de um questionário auto preenchível. De acordo com Katia Ratnieks, diretora da Skats, foram enviados e-mails para os eletricistas cadastrados no Programa Eletricista Consciente, que acessaram o link com a pesquisa e responderam.

A pesquisa tem uma margem de erro de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

O questionário completo tem aproximadamente 60 questões, que são divididas entre respostas de múltipla escolha e respostas dissertativas. O questionário foi elaborado em conjunto pelas equipes da Revista Potência e da Skats e, segundo Katia, é dividido em três áreas de abordagem.

A primeira levanta o perfil do respondente (idade, escolaridade, tempo de atuação na área, formação técnica e aspectos relacionados a treinamento).

A segunda área aborda hábitos de compra de materiais elétricos (locais de compra, compra presencial versus on-line, as melhores lojas para comprar material elétrico).

A terceira avalia presença e preferência de marcas, assim como faz a avaliação das principais marcas numa escala de 0 a 10 em alguns atributos.

Segundo Hilton Moreno, os resultados obtidos na pesquisa são muito interessantes e alguns até surpreendentes: “É muito importante acrescentar que, além dos resultados totalizados para cada pergunta, a pesquisa irá apontar a distribuição em cada região do Brasil, pois observamos que há variações regionais em diversas questões. Outro ponto de destaque é uma análise qualitativa dos resultados, onde são feitas considerações e apontadas tendências sobre muitos temas levantados na pesquisa”.

A pesquisa estará à venda para qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em conhecer profundamente quem é, o que pensa, o que quer e como compra esse profissional tão importante chamado eletricista.

“A entrega dos resultados da Pesquisa Potência Eletricista Consciente pode ser feita de duas formas: o interessado recebe o relatório padrão, que contém os resultados e análises gerais ou, caso seja de seu interesse, pode acrescentar a esse relatório geral uma análise personalizada dos dados coletados voltada para os interesses da sua empresa”, finaliza Hilton.

Reportagem Paulo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.