Reymaster projeta crescimento
Com projeção de terminar 2022 crescendo 15% em suas vendas, a Reymaster, fornecedora de materiais elétricos, industriais, comerciais e construção civil, prepara-se para “virar a chave” e entrar em novo estágio de consolidação e expansão.
Sabe aquela imagem de lâmpadas, disjuntores e cabos para lá e para cá, que costuma vir à mente quando se fala em dispositivos de eletricidade e itens afins? A ideia é romper com essa associação. Como? Investindo em ações que a tornem a marca sinônimo de solução em eficiência e inovação em energia elétrica e em gestão de recursos.
O que é muito significativo para uma empresa que nasceu nos anos 1980, como um negócio de garagem, invenção de Reynaldo Gabardo e família, em Curitiba/PR, quando o tema “eficiência energética” era algo ainda incipiente.
Passados 35 anos – a Reymaster iniciou em agosto de 1987 –, a trajetória do negócio até aqui mostra que dar novos passos faz parte da identidade da empresa. Os dois funcionários originais se tornaram uma equipe de 210 colaboradores hoje. Novas contratações estão nos planos. O portfólio de produtos fornecidos cresceu. A atuação da empresa se expandiu do Paraná para Santa Catarina.
Mas o “virar a chave” vai muito além do aumento do porte da empresa. Inclui uma cultura atenta aos valores contemporâneos, conforme explicam o próprio fundador, Reinaldo Gabardo, e o sócio e diretor da empresa, Marco Stoppa.
Citam, nesse sentido, a obtenção da certificação ISO:9001:2015, a implantação de uma nova política de recursos humanos – denominada RH Estratégico – e o engajamento na defesa da eficiência energética, em consonância, aliás, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.
“Na verdade, nós nascemos já imbuídos dessa concepção. Quando a Reymaster foi aberta, em 1987, fazia dois anos que o governo federal da época tinha lançado, por meio de uma portaria interministerial [1.877/1985] um Programa de Eficiência Energética. Era isso o que defendíamos, tanto para o consumidor pessoa física, como para o consumidor pessoa jurídica”, relembra Gabardo. “É preciso falarmos sobre o assunto, colocarmos isso em pauta”, defende.
A lição de casa vem sendo feita, garante o diretor Marco Stoppa. Não só por encampar um discurso, como, sobretudo, por agir: investimentos em práticas produtivas e de gestão em prol da eficiência asseguraram recente conquista do ISO 9001:2015. “Essa é a edição mais recente da ISO 9001. Inclui dez cláusulas, rigorosas, seguindo o caminho do ‘plano-fazer-verificar-agir’. É mais do que identificar erros e riscos, é planejar e colocar em prática”, ressalta o executivo.
Entre os requisitos para a ISO 9001:2015, está a avaliação do relacionamento da empresa com colaboradores, fornecedores e clientes. Ou seja, além de uma gestão interna condizente com princípios como eficácia e eficiência, a certificação atesta boas práticas da organização no ecossistema em que está inserida.
Nesse sentido, a Reymaster anunciou recentemente o ingresso em seu setor de RH da psicóloga Cláudia Macanhan, com vasta experiência em gestão de pessoas em grandes corporações, como O Boticário, Sadia, Bematech e as então ALL e HSBC. “Ela chega com muita experiência e, também, com muitas novidades”, assinala Stoppa. “Meu propósito é contribuir para o processo de crescimento da empresa e das pessoas. Estou muito empolgada com este novo desafio e orgulhosa por fazer parte deste timaço”, afirmou a profissional, quando anunciada.
Sob a premissa, em forma de hashtag, #juntosiremosmuitomaislonge, a psicóloga participará do programa RH Estratégico. Ele abrange a capacitação continuada dos colaboradores, para crescimento pessoal e o desenvolvimento da organização. “Desde os dois primeiros funcionários, 35 anos atrás, investir nos colaboradores é uma das nossas práticas. Porque uma empresa para crescer, com eficiência, precisa contar com equipes valorizadas e engajadas”, frisa o fundador Gabardo.
Faz parte do “virar a chave” para estar conectada com o futuro a preocupação da empresa com causas sociais. Em agosto último, internamente a Reymaster difundiu entre seus colaboradores a campanha Agosto Lilás, pela conscientização ao fim da violência contra a mulher. O RH é colocado à disposição para prestar auxílio. “Abominamos a violência! Muito antes de o combate virar lei, a Reymaster sempre atuou pela valorização da mulher e pela defesa de seus papéis na sociedade”, destaca o diretor Marco Stoppa.