Rótulo Ecológico da ABNT
Líder mundial na fabricação de cabos de energia e telecomunicações, o Grupo Prysmian é o primeiro fabricante de cabos elétricos a ser certificado pela ABNT com o Rótulo Ecológico para produtos utilizados no Setor de Distribuição de Energia Elétrica.
Após dois anos de processo, foram certificados até março de 2024 mais de 20 produtos para instalações de baixa e média tensão fabricados pela empresa nas plantas industriais de Sorocaba-SP e Poços de Caldas-MG, variando entre opções com condutores de cobre e alumínio.
Dentre os produtos homologados está o cabo não-halogenado Afumex Green, o primeiro com isolamento sustentável do mundo ao utilizar biopolietileno – plástico vegetal proveniente da cana-de-açúcar.
O selo, segundo a ABNT, é uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos ou serviços que vem sendo praticada ao redor do mundo.
Além de ser um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais dirigido aos consumidores, auxiliando-os na escolha de produtos menos agressivos ao meio ambiente, também é um instrumento de marketing para as organizações que investem nessa área e querem oferecer produtos diferenciados no mercado.
“O programa reconhece o nosso esforço contínuo em ESG por meio da redução do consumo de energia e de materiais, bem como da minimização dos impactos de poluição gerados pela produção, utilização e disposição de produtos e serviços”, explica Gabriele Silva, do departamento de qualidade do Grupo Prysmian.
Para obter o selo, a Prysmian atendeu satisfatoriamente critérios como o atendimento a requisitos legais; regulamentos trabalhistas, antidiscriminatórios e de segurança; fichas de informação e segurança de produtos químicos (FISPQs); proteção do pessoal; sistema de gestão da qualidade; adequação ao uso; critérios para matérias-primas e insumos; critérios para embalagens; proteção do meio ambiente e critérios para distribuição do produto.
“Além de reconhecer nossa preocupação com a origem, os impactos e a qualidade destes produtos, a certificação é mais um passo dado pelo Grupo Prysmian na direção de mitigar os efeitos de sua atividade industrial. Estamos globalmente compromissados em reduzir as taxas de emissão de CO2 e o consumo de energia e água, além de traçar parâmetros ainda mais rigorosos na aquisição de matérias-primas, contratação de fornecedores e destinação correta de resíduos”, completa Gabriele Silva.
Excelente explicação da passagem de cabos
Muito obrigado, Gilberto!