Schneider Electric e Claroty lançam soluções de cibersegurança
A Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, anuncia o lançamento de soluções de cibersegurança para garantir a proteção de pessoas, ativos e operações em edifícios inteligentes.
Segundo Marcos Felicio, arquiteto de soluções para Healthcare, Real Estate e Hotels na Schneider Electric para América do Sul, vem crescendo o número de aplicações que deixam os muros internos das companhias seguindo para a liberdade de alcance sem limites dos softwares em nuvem, seja em data centers próprios ou os grandes Cloud & Server Providers.
“Podemos dizer, sem medo de errar, que os sistemas de automação predial (BMS ou Building Management System) estão entre essas aplicações que trilharão essa rota de deixar o ambiente interno da engenharia e manutenção para o acesso de qualquer lugar do planeta. Afinal, os administradores prediais, os engenheiros responsáveis e até as equipes de operação e manutenção cada vez mais têm a necessidade de acompanhar o desempenho e as ocorrências que afetam a infraestrutura predial que podem afetar o negócio a qual este ou aquele edifício está destinado. O problema está no risco que essa abertura pode trazer expondo pontos que podem ser vulneráveis e se tornam alvos de cibercriminosos”, comenta Felicio.
Até 2050, segundo a pesquisa “A Internet das Coisas em Edifícios Comerciais Inteligentes 2020 a 2025”, provavelmente 50% dos atuais edifícios ainda estarão ativos. Essa perspectiva está levando os edifícios comerciais a digitalizar seus ativos, incluindo a modernização dos BMS.
Visando contribuir com a redução desse tipo de risco, a Schneider apresenta a oferta de Soluções de Cibersegurança para Edifícios, projetada em conjunto com a Claroty, e que inclui as seguintes etapas: descoberta de ativos, mensuração de riscos, controle de acesso remoto, detecção e resposta a ameaças. Ela dará aos proprietários de empreendimentos, operadores de instalações e equipes de segurança uma solução simples, sem carga de trabalho, que identifica linhas de riscos, além de identificar, reduzir e corrigir continuamente as ameaças cibernéticas e de ativos em seu ambiente antes que os serviços sejam interrompidos.
Para criar a solução, a Schneider Electric combinou sua expertise em serviços para a indústria com a tecnologia da Claroty – empresa de segurança para sistemas ciberfísicos em ambientes industriais, de saúde e comercial – para oferecer recursos incomparáveis de gerenciamento de riscos e vulnerabilidades, para identificar todos os ativos existentes em cada instalação e fornecer monitoramento contínuo para proteger investimentos corporativos.
De fato, a tecnologia de Internet das Coisas (loT) para edifícios deve aumentar de 1,7 bilhão de dispositivos conectados existentes em 2020 para 3 bilhões até 2025. À medida que esses prédios comerciais evoluem para edifícios inteligentes, eles compartilham pelo menos uma característica em comum: o aumento da exposição a riscos.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo World Economic Forum em 2021, 57% dos dispositivos loT são vulneráveis a ataques de média ou alta gravidade e os ciberataques já foram prejudiciais para várias empresas, incluindo as com infraestrutura crítica, como hospitais, data centers e hotéis. Para solucionar os desafios de segurança, os edifícios inteligentes devem encontrar meios de proteger tanto o acesso aos sistemas de TI da empresa, quanto a infraestrutura de missão crítica.
“A integração de loT nos edifícios gera uma mudança empolgante em todo o setor, mas, como em qualquer inovação, também apresenta novos riscos”, afirma Annick Villeneuve, vice-presidente de Soluções Digitais Empresariais da Schneider Electric. “Para agentes de ameaças que buscam interromper as operações, se beneficiar financeiramente e/ou alcançar outros objetivos e, ao fazê-los, colocam indivíduos em risco, os edifícios podem parecer o alvo perfeito. Tendo isso em mente, firmamos a parceria com a Claroty para levar aos nossos clientes uma solução abrangente e líder do setor que atende aos riscos de segurança e de operação enfrentados pelos edifícios atuais e do futuro”, completa.
Além disso, os gerentes de instalações supervisionam centenas de fornecedores, prestadores de serviços e técnicos de forma fragmentada, aumentando a complexidade e o risco. Segundo Villeneuve, quando se trata de proteger sistemas ciberfísicos, incluindo o BMS, a prioridade é manter os processos operacionais e seguros.
“Ao fundir a profunda experiência de domínio da Claroty e a tecnologia desenvolvida especificamente com os renomados serviços da Schneider Electric e o compromisso de impulsionar a transformação digital globalmente, estamos capacitando nossos clientes a colher os benefícios das tecnologias de construção inteligentes sem aumentar sua exposição ao risco cibernético, dando um passo para criar um futuro mais eficiente e sustentável para o mundo”, comenta Keith Carter, vice-presidente de Alianças Mundiais da Claroty.
Principais recursos
Equipa os gerentes de instalações com uma solução simples e independente do fornecedor, com a qual eles podem ter acesso remoto seguro, fazer inventário de ativos e obter eficiência e outros requisitos relacionados de proprietários de edifícios e gerentes de ativos;
Fornece uma solução automatizada de descoberta e mapeamento de rede que identifica e cataloga todos os ativos do sistema (BMS, IoT, UPS, Power Systems, etc.);
Oferece uma solução de detecção contínua de ameaças que monitora constantemente as redes dos edifícios para identificar, avaliar e alertar nos primeiros indicadores de anomalias no nível de rede e de ativos;
Permite que os fornecedores de ativos e sistemas de edifícios inteligentes criem túneis externos e seguros para conectar e manter recursos e ativos específicos na rede do edifício com facilidade e sem introduzir riscos adicionais;
Fornece painéis e relatórios para permitir que as equipes de gerenciamento e segurança entendam as situações atuais, recebam recomendações personalizadas e conduzam as ações adequadas para reduzir a exposição de um edifício a riscos de segurança, operacionais, financeiros e de reputação;
Oferece a única solução de acesso remoto seguro (SRA) do setor desenvolvida especificamente para edifícios e ambientes de tecnologia operacional (OT) para aumentar a segurança do edifício quando fornecedores, empreiteiros e técnicos estão realizando atividades de manutenção remota. Além disso, a valiosa visibilidade e inteligência, obtidas no ambiente de OT e de ativos do edifício por meio da implantação das soluções de segurança cibernética para edifícios da Schneider Electric, também pode gerar benefícios adicionais aos proprietários e operadores do empreendimento por aprimorar a eficiência e a produtividade operacional do condomínio com insights acionáveis.
A Schneider Electric, que em 2022 completa 75 anos no Brasil, tem como principal missão o desenvolvimento de Soluções de Segurança Cibernética para Edifícios para que seus clientes possam melhorar a resiliência de seus atuais e futuros edifícios por meio de uma atitude de segurança cibernética aprimorada com a tecnologia e o conhecimento certos.
Tendo isso em vista, a empresa trabalha lado a lado com seus consumidores como um parceiro digital para sustentabilidade e eficiência, ajudando-os a aproveitar ao máximo seus investimentos e recursos.
Excelente matéria!
Muito obrigado, José!