Schneider Electric passa a produzir no Brasil tecnologia para distribuição elétrica de média tensão
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia o início da produção no Brasil da tecnologia SM AirSeT para painéis de distribuição elétrica de média tensão secundária. Representando um avanço significativo na busca da companhia por soluções mais sustentáveis e eficientes para o setor elétrico, o dispositivo passa a ser produzido na fábrica da empresa em Blumenau (SC).
O SM AirSeT foi desenvolvido para substituir o gás SF6, amplamente utilizado em equipamentos de distribuição elétrica, por uma combinação de ar puro para isolamento e tecnologia de vácuo para interrupção de arco. O gás SF6 é conhecido por seu alto potencial de impacto nas mudanças climáticas, e a eliminação do seu uso representa um passo importante na redução das emissões de gases de efeito estufa.
As principais características do SM AirSeT contemplam:
- Isolamento a ar puro: utiliza o ar – um gás natural e abundante – para isolamento, eliminando a necessidade de gases alternativos e tóxicos como o SF6;
- Tecnologia de interrupção de arco a vácuo: com o inovador Shunt Vacuum Interruption (SVI)™, o SM AirSeT realiza uma interrupção eficiente sem produzir subprodutos tóxicos;
- Sustentabilidade e digitalização: projetado para atender à crescente demanda por soluções elétricas mais sustentáveis e digitalmente integradas, o SM AirSeT está alinhado com os objetivos globais de descarbonização e eficiência energética.
Baseado no legado do reconhecido painel SM6, com uma base instalada que ultrapassa 1,5 milhão de unidades, o SM AirSeT otimiza a tecnologia de vácuo testada e mantém todos os benefícios das gerações anteriores. Equipado com amplos recursos digitais, o SM AirSeT oferece máximo valor por meio da conectividade, tornando prédios e redes elétricas mais sustentáveis e descarbonizados.
“A produção nacional do SM AirSeT faz parte do nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor elétrico”, afirma Leandro Bertoni, vice-presidente da divisão de Power Systems para a América do Sul da Schneider Electric. “Estamos focados em promover a transição para soluções de energia mais limpas e eficientes, alinhadas com o propósito da companhia de unir progresso e sustentabilidade para todos.”
O SM AirSeT segue o caminho do bem-sucedido painel SM6, que conta com cerca de 2 milhões de unidades em operação globalmente, fabricadas pela Schneider Electric ao longo de décadas. A solução mantém os altos padrões de desempenho e confiabilidade, além de trazer uma proposta de valor mais sustentável e digital, respondendo aos desafios modernos de um mundo cada vez mais elétrico e necessitado de descarbonização.
Além de entregar aos clientes os mesmos desempenho, confiabilidade e funcionalidade dos painéis de distribuição de média tensão da geração anterior, o SM AirSeT possui a vantagem de utilizar uma tecnologia mais sustentável e favorável ao meio ambiente. “Inovações como esta são essenciais para apoiar a transição para sistemas e instalações de energia mais ecológicos, um objetivo cada vez mais importante para empresas e governos em todo o mundo”, conclui Bertoni.