A Recharge Brasil, especializada em engenharia aplicada à recarga de veículos elétricos, é a responsável pela execução e padronização técnica do novo projeto de infraestrutura de recarga da Leroy Merlin — uma iniciativa idealizada pela Oasys, operadora responsável pela gestão da rede, e pela movE, plataforma tecnológica voltada à operação e pagamentos. O projeto prevê a instalação de 171 carregadores da Intelbras, fornecedora nacional da tecnologia de recarga, em lojas da Leroy Merlin distribuídas por 14 estados — todas com pelo menos um ponto de recarga rápida (DC) — e consolida o maior conjunto de infraestrutura de recarga já implantado em rede varejista no Brasil, marcando um novo patamar de capilaridade e disponibilidade de energia no varejo e reforçando o avanço da mobilidade elétrica e da transição energética no país.

A primeira obra teve início em 13 de outubro de 2025, na unidade Leroy Merlin Morumbi, em São Paulo (SP), marcando o ponto de partida para um cronograma estruturado em frentes simultâneas de execução. “O plano foi desenhado para garantir velocidade, padronização e eficiência, com equipes atuando em diferentes regiões do país. A previsão é que todos os 171 carregadores estejam operando até agosto de 2026”, afirma Arthur Carrão, CEO da Recharge Brasil.
O projeto foi desenvolvido em duas tipologias de loja, de acordo com o perfil de consumo e o fluxo de veículos elétricos em cada região. As unidades localizadas em capitais e grandes centros urbanos contarão com carregadores rápidos de 60 kW com duas saídas, complementados por equipamentos de 30 kW e pontos AC de 7,4 kW voltados a recargas de maior duração. Nas outras lojas, situadas em cidades com demanda inicial mais moderada, serão instalados carregadores rápidos de 30 kW e carregadores AC de 7,4 kW. “A configuração visa garantir que todas as lojas da Leroy Merlin contem com pelo menos um ponto de recarga rápida, assegurando flexibilidade de uso e possibilidade de expansão futura conforme o crescimento regional da frota elétrica”, reforça Carrão.
Execução do projeto
A Recharge será a responsável pela implementação nacional, aplicando seu know-how em engenharia elétrica pesada aplicada à recarga para executar todas as etapas — da viabilidade e licenciamento até as obras civis, comissionamento e entrega final. Já a Oasys fará a governança da rede, garantindo operação integrada e padronização nacional, enquanto a movE será a responsável pela plataforma transacional, que permite pagamento fluido e gestão em tempo real em todo o país. A Intelbras, por sua vez, fornecerá a tecnologia, com carregadores DC e AC, assegurando suporte e confiabilidade em toda a operação.
“Cada loja representa um desafio diferente de infraestrutura, e é aí que entra a força da engenharia da Recharge. Nosso papel é garantir que a recarga aconteça com a mesma eficiência em todo o país — com segurança, qualidade e padronização. Essa consistência é o que transforma um projeto em rede nacional em um marco real para o setor”, afirma Pedro Martins, COO da Recharge.
Além de sua escala inédita, o projeto também se destaca pelo caráter estratégico. Ele responde diretamente à principal dor dos consumidores de veículos elétricos no Brasil: a falta de pontos de recarga rápida. Em uma rede de varejo de grande circulação, a presença de carregadores rápidos em todas as lojas reforça a liberdade de deslocamento e a confiança na adoção da mobilidade elétrica. O modelo desenvolvido pelas empresas também prevê uma gestão ativa da infraestrutura, com monitoramento remoto em tempo real e manutenção preventiva para garantir máxima disponibilidade dos equipamentos.
“A mobilidade elétrica é uma realidade crescente no Brasil, e queremos que nossas lojas sejam parte ativa dessa transformação. Estamos presentes em grandes avenidas e pontos estratégicos das cidades, o que oferece conveniência aos clientes, que poderão recarregar seus veículos enquanto fazem compras. É uma iniciativa que une inovação, comodidade, experiência e compromisso com um futuro mais sustentável”, afirma Fábio Carlos, gerente de Expansão e Gestão Imobiliária da Leroy Merlin.
“A base desse projeto está na integração entre engenharia e tecnologia. A arquitetura elétrica foi desenhada em módulos, permitindo expansão rápida de potência e número de pontos de recarga conforme o aumento da demanda local. Cada instalação está sendo planejada e desenvolvida para operar com eficiência e segurança”, finaliza Martins.