Infraestrutura Inteligente – Digitalização como base

Foto: Divulgação

Siemens cria área de infraestrutura inteligente para centros urbanos.

REPORTAGEM: CLARICE BOMBANA

Com o objetivo de atender melhor seus clientes, oferecendo soluções completas de ponta a ponta, além de otimizar suas operações, a Siemens criou uma divisão dedicada a produtos e soluções customizados voltados para infraestrutura inteligente (Smart Infrastructure – SI). A nova estrutura, que terá a digitalização como base, compreenderá tanto as soluções de fornecimento de energia, quanto as tecnologias para o mercado de construção, além de focar o desenvolvimento de novos produtos em conjunto com clientes e parceiros a fim de atender um mercado cada vez mais conectado.

“A área de Smart Infrastructure conecta e integra o portfólio de energia, edifícios e indústria, reunindo as competências de áreas de negócios distintas da companhia”, explica Sergio Jacobsen, vice-presidente de Smart Infrastructure da Siemens no Brasil.

De acordo com a Siemens, as pessoas passam 90% de suas vidas em edifícios, por isso a importância de se desenvolver tecnologias e serviços inteligentes pensando em qualidade de vida e, ao mesmo tempo, na economia de recursos. “Fornecemos essa consultoria para edifícios e infraestruturas comerciais, industriais e públicos. Com isso, ajudamos a criar ambientes urbanos eficientes, seguros, responsivos e responsáveis, investindo em lugares ideais e perfeitos para se trabalhar e viver”, afirma Jacobsen.

Além disso, a Siemens fornece soluções completas que vão desde o controle de rede inteligente e eletrificação até soluções de automação predial e sistemas de controle a chaves, válvulas e sensores. O portfólio envolve produtos de níveis macro e micro, abrangendo tanto aqueles que são físicos, quanto componentes e sistemas digitais baseados em nuvem.

Foto: Divulgação

Com a SI, expandimos as possibilidades onde os edifícios e a rede elétrica se encontram para atender os desafios urgentes da urbanização – SERGIO JACOBSEN | VICE-PRESIDENTE DE SMART INFRASTRUCTURE DA SIEMENS NO BRASIL

O novo segmento de mercado empregará cerca de 70 mil colaboradores ao redor do mundo, além de reunir a expertise de três divisões graúdas da companhia. “Como estamos combinando automação predial e energética para designar um cenário mais sustentável, unimos as operações das divisões Energy Management, que se destaca pelo profundo conhecimento do mercado de eletrificação para sistemas de distribuição de baixa e média tensão; Building Technologies, com as soluções inovadoras para a otimização de recursos em edifícios; e, por último, Digital Factory, que fornece produtos de controle industrial necessários e sofisticados”, explica o executivo ao mencionar que, juntas, as áreas têm mais força para permitir que as organizações, comunidades e indivíduos prosperem de forma saudável.

O portfólio de Smart Infrastructure da Siemens é dividido em cinco áreas de negócios: Building Technologies (BT), Low Voltage Products (LP), Motion Control (MC), Distribution Systems e Digital Grid (DG).

Entre os projetos e soluções já fornecidos, destacam-se: implantação de microgrid para conectar 12 usinas isoladas de geração de energia elétrica no Pará, acessíveis principalmente por rio (atendimento a 160 mil moradores); ampliação do Terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos (suprimento de energia, supervisão e automação); sistemas de detecção de incêndio Cerberus PRO e sistemas de automação Apogee a dois hospitais no Pará (funcionamento autônomo do sistema de ar-condicionado, ventilação, iluminação e integração com outros sistemas como controle de acesso).

Espaço de co-criação

Como suporte à SI, a Siemens também inaugurou o MindSphere Application Center (MAC), espaço de co-criação, pesquisa e desenvolvimento de soluções digitais, utilizando o MindSphere, plataforma aberta de IoT da empresa, que conecta máquinas e infraestruturas ao mundo digital. No espaço, poderão ser desenvolvidos softwares, aplicativos mobile, estudos e serviços digitais customizados para cada cliente, entregando soluções que agregam melhorias aos negócios, auxiliam na resolução de problemas e impulsionam a transformação digital das empresas.

O MindSphere Application Center tem visual que se diferencia de um escritório, com uma infraestrutura capaz de realizar demonstrações, testes e experiências de diversas soluções e serviços digitais.

De acordo com Paulo Antunes, responsável pelo MindSphere Application Center no Brasil, essa iniciativa foi desenvolvida em um formato de construção conjunta de soluções para os clientes da empresa. “Contamos com o trabalho de profissionais qualificados que identificam os pontos de necessidades e, assim, desenvolvem soluções personalizadas que geram mais efetividade e produtividade, além de amplificar a transformação tecnológica de quem contrata esse serviço. É uma jornada colaborativa com nossos clientes”, esclarece.

Principais produtos de cada área da SI

1) Building Technologies (BT)

✚ Desigo CC
Ferramenta completa de gerenciamento predial. Por meio da integração de equipamentos de campo, o Desigo CC foi desenvolvido para criar instalações confortáveis, seguras e eficientes. A plataforma disponibiliza um sistema inteligente capaz de otimizar os recursos de toda a instalação, o que, além de diminuir a incidência de falhas e trazer mais segurança às pessoas, garante a redução de custos por meio do uso racional de energia.
Um de seus diferenciais é o auxílio disponibilizado à administração de um edifício na tomada de decisões, pois fornece dados estratégicos para uma melhor gestão. Com a instalação da solução, são colocados no prédio diversos equipamentos responsáveis pela sua automação.
Funcionando como um software de computador, a plataforma também pode ser baixada como um aplicativo de celular. Dessa forma, toda a sua operação e consulta aos dados se dá de forma remota.

✚ Cerberus PRO
Sistema de prevenção de incêndio totalmente digital, que efetua análise de fumaça por meio de dados e algoritmos incorporados aos equipamentos, armazenando informações estratégicas na nuvem e conduzindo o operador de forma eficaz na tomada de decisões.
A família de produtos possui diversos modelos de centrais de controle, detectores de incêndio, dispositivos periféricos e acessórios diferenciados voltados a oferecer recursos de segurança inteligentes e exclusivos. Com um detector para cada tipo de incêndio, incluindo verificação de concentrações de monóxido de carbono, a solução maximiza a segurança por meio de uma identificação prévia.


2) Low Voltage Products (LP)

✚ Multimedidores PAC
A linha de produtos contempla itens destinados ao setor industrial, residencial e grandes centros comerciais. Em tempo real, os multimedidores mostram, de forma rápida, todas as grandezas elétricas de uma determinada instalação, permitindo uma melhor tomada de decisões por parte do operador. Para casos de análise de qualidade de energia, por exemplo, a solução tem capacidade de efetuar uma leitura detalhada e precisa, disponibilizando dados estratégicos.
Por meio de uma interface única, o operador consegue fazer simultaneamente a leitura de correntes de até 96 circuitos utilizando aplicativos de Android ou iOS. Os softwares de parametrização, configuração dos dispositivos e gerenciamento de energia facilitam a instalação, coordenando hardware e software, disponibilizando os valores medidos nos parâmetros definidos pelo usuário.

✚ Versicharge
Tendo em vista a tendência mundial por carros elétricos, que são mais econômicos e menos poluentes, a Siemens conta com uma linha de carregadores para esses veículos. O Versicharge já teve mais de 40 mil unidades vendidas no mundo todo e é indicado para instalações residenciais e semipúblicas, como hotéis, shoppings e supermercados.


3) Motion Control (MC)

✚ SINAMICS G120X
O mais novo integrante da família de conversores de frequência da Siemens é especializado no controle de bombas, centrífugas e ventiladores. Com uma faixa de potência de 1 a 700 cv, os conversores SINAMICS G120X podem ser aplicados em qualquer tipo de motor para o mercado de saneamento, aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (HVAC).
A linha de produtos oferece facilidade de operação e é simples de comissionar usando o módulo wi-fi e o painel de operação gráfico colorido, um drive completo e de simples operação.


4) Distribution System (DS)

✚ Future Grids
Área dedicada ao desenvolvimento de soluções que integram o portfólio Siemens, focado em três pilares: Energia Solar Fotovoltaica, armazenamento de Energia (Energy Storage) e Infraestrutura Inteligente para Mobilidade Elétrica. Utiliza e integra equipamentos de ponta, o conceito de digitalização, IoT e computação em nuvem.


5) Digital Grid (DG)
Área que oferece um espectro completo de produtos e serviços para redes inteligentes e medição de energia.


Novidade na Siemens do Brasil e único na América Latina, o MindSphere Application Center já é realidade nas plantas da Alemanha, Índia e China. Seu ambiente se diferencia do visual de um escritório, com uma atmosfera inovadora e uma infraestrutura capaz de realizar demonstrações, testes e experiências de diversas soluções e serviços digitais, permitindo uma melhor interação e experiência do usuário.

Dentre as soluções desenvolvidas no espaço, destaca-se uma em que a beneficiária é a própria Siemens, que identificou a necessidade de medir com transparência o consumo de energia elétrica de toda sua produção. “A partir dessa demanda, desenvolvemos um aplicativo que permite aos gestores de todas as nossas fábricas terem, com facilidade, informações detalhadas do consumo de energia elétrica em suas plantas, podendo relacioná-lo com sua produção”, explica Antunes.

Foto: Divulgação

Agora no Brasil, o MindSphere Application Center já é realidade nas plantas da Alemanha, Índia e China.

EXPANSÃO TECNOLÓGICA

O executivo afirma que com esse projeto a Siemens foi capaz de estudar formas de produzir mais gastando menos energia, economizando recursos e aumentando sua eficiência. “Além disso, há o viés ambiental, já que a emissão de CO2 diminui quando utilizamos menos energia, o que causa danos menores ao meio ambiente sem impactar nossa produtividade”.

Em outro projeto, desenvolvido para um cliente do ramo de energia, a Siemens forneceu um estudo sobre como a temperatura ambiente afeta os transformadores de potência de uma subestação. Dessa maneira, a empresa obteve dados que permitem realizar uma manutenção baseada na condição desses ativos. “Esse levantamento possibilitou ao nosso cliente autonomia para tomar decisões mais assertivas com o objetivo de aumentar sua disponibilidade e reduzir custos”, pontua Antunes.

Foto: Divulgação

MAC desenvolve softwares, aplicativos mobile, estudos e serviços digitais customizados para aumentar a produtividade e a eficiência dos nossos clientes – PAULO ANTUNES | RESPONSÁVEL PELO MINDSPHERE APPLICATION CENTER NO BRASIL


Para esse estudo, a equipe do MAC trabalhou com análise de dados fornecidos pelo cliente, correlacionando-os com informações estratégicas. “Consideramos dados como o histórico de clima das regiões. Outra correlação foi com os dados socioeconômicos de algumas cidades do entorno, para checar se o aumento desse número configurava um consumo maior de energia e como o cliente poderia se preparar para esse cenário”.

Além das soluções desenvolvidas pela própria equipe da Siemens, estão previstas interações com universidades e startups que possam contribuir com soluções utilizando métodos ágeis de desenvolvimento de projetos. Outra vantagem da iniciativa é o seu potencial de escalabilidade, que possibilita que as tecnologias e os estudos desenvolvidos no ambiente do MAC possam ser replicados ou adaptados em outras regiões do mundo, criando um ambiente colaborativo global de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.