AES Brasil apresenta Relatórios de Sustentabilidade

A AES Brasil aproveitou o dia primeiro de março, quando apresentou ao mercado seus resultados econômico-financeiros do último ano, para divulgar também os Relatórios de Sustentabilidade das distribuidoras de energia elétrica AES Eletropaulo e AES Sul e da geradora AES Tietê.

Os documentos estão disponíveis para download no site de sustentabilidade do Grupo (www.aesbrasilsustentabilidade.com.br), que está passando por uma reformulação para fazer parte da iniciativa da AES Brasil de desenvolver nos próximos anos um “Relato Integrado de Resultados” – modelo internacional de balanços empresariais que integram as informações financeiras da companhia com os dados socioambientais e de governança corporativa. O objetivo é informar ao mercado, trimestralmente, seu desempenho em sustentabilidade por meio de uma plataforma tecnológica mais dinâmica.

A decisão de dar início à evolução na maneira de se comunicar com seus públicos de relacionamento, com mais rapidez e de forma contínua, é uma das medidas da AES para inserir a sustentabilidade como eixo fundamental do seu planejamento de negócios, que possui metas e compromissos de médio e longo prazo nos âmbitos social, econômico e ambiental.

 

Sobre a Plataforma de Sustentabilidade

No início de 2012, a AES Brasil lançou seu Planejamento Estratégico Sustentável para o período de cinco anos. Os temas principais de sustentabilidade foram definidos em conjunto com os principais públicos de relacionamento das companhias. São eles: Segurança, Inovação e Excelência para a Satisfação do Cliente, Geração de Energia Sustentável, Eficiência no Uso de Recursos e Desenvolvimento e Valorização de Colaboradores, Fornecedores e Comunidades. São 38 compromissos assumidos para o período de 2012 a 2016.

As empresas da AES Brasil apresentam em seus Relatórios de Sustentabilidade as iniciativas e resultados que buscam o desenvolvimento de seus negócios dentro dos parâmetros econômico, social e ambiental. Desde 2005, o relatório segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), iniciativa internacional para a estruturação padronizada de princípios e indicadores utilizados por organizações do mundo todo. O levantamento de informações com base nos indicadores da GRI inclui também indicadores específicos do setor elétrico. Os dados econômico-financeiros, assim como os socioambientais, são assegurados pela KPMG.

 

Destaques dos relatórios

Desenvolvimento de Comunidades – O investimento social privado das empresas AES Brasil foi de mais de R$ 120 milhões nas áreas de educação, cultura, esporte, acesso à energia regularizada e eficiência energética. Entre os destaques está o projeto Transformação de Consumidores em Clientes, que beneficiou mais de 55 mil famílias – 200 mil pessoas – com a regularização das ligações elétricas, a doação de 6.507 geladeiras mais eficientes, a substituição de mais de 500 mil lâmpadas e a instalação de 195 sistemas de aquecimento de água com energia solar.

Uso Eficiente dos Recursos Energéticos – As distribuidoras AES Brasil investiram R$ 117 milhões, por meio dos Programas de Eficiência Energética e do “Transformação de Consumidores em Clientes”, na promoção do acesso seguro à energia elétrica e em projetos de redução do consumo em hospitais, escolas e prédios públicos. Essa redução totalizou mais de 122 mil MWh, e correspondeu a mais de 8,4 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera. Já o consumo de energia elétrica na AES Tietê em 2012 foi de 25.109,65MWh, 35% inferior ao do ano anterior. Na AES Sul, a redução no consumo de energia foi de 5,85% e chegou a 3.037MWh. A AES Eletropaulo encerrou 2012 com um consumo de 44.290MWh, uma economia de 1.050MWh em relação ao ano anterior, montante que corresponde a demanda energética de uma cidade de 41 mil habitantes por cerca de um ano. Esses resultados, que consideram a energia consumida nas atividades da companhia, atendem ao compromisso apresentado pelo Grupo AES Brasil, que prevê a redução de 20% no consumo próprio até 2016, tendo como ano-base 2011.

Segurança – Não foram registrados acidentes fatais com colaboradores próprios pelo segundo ano consecutivo, alcançando 16,8% de redução nos acidentes com colaboradores próprios e contratados. Ocorreram dois acidentes fatais com colaboradores de empresas contratadas da AES Eletropaulo e AES Sul. Ações e investimentos em treinamento, acompanhamento e consolidação de uma cultura de segurança consistente com nossos Valores foram empreendidos para todos os prestadores de serviços. Os acidentes fatais com a população foram reduzidos em 16%. No caso específico da AES Tietê, não houve acidentes registrados com colaboradores próprios. Com contratados, o número de acidentes também foi baixo: cinco acidentes sem afastamento, o que corresponde a uma redução de 50% em relação ao ano anterior. Desde 2010 não são registradas fatalidades entre colaboradores próprios ou contratados.

Inovação e Excelência para a Satisfação dos Clientes – A qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras está de acordo com as premissas de sustentabilidade do Grupo. Foram investidos R$ 1,2 bilhão pela AES Eletropaulo e AES Sul na manutenção, modernização e expansão da rede elétrica, em serviços ao cliente e em tecnologia – 16% maior do que em 2011. Os resultados desse investimento podem ser conferidos pelos principais indicadores operacionais das empresas. A frequência (FEC) e a duração média das interrupções (DEC) foram reduzidas em 15% e 19%, respectivamente, na área de concessão da AES Eletropaulo, e em 8% e 9% na AES Sul, ambos abaixo das metas regulatórias.

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