Caminhão do ‘Boa Energia’ visita escolas de Taubaté

O caminhão irá tratar de maneira divertida e lúdica temas que foram ou serão trabalhados dentro da sala de aula, a partir da metodologia Procel Educação, como eficiência energética, consumo consciente e inovação.

De médio porte, customizado e adaptado para uma unidade móvel de ensino, o caminhão é equipado com maquete interativa que simula o consumo de uma residência, uma bicicleta geradora de energia, além de outros experimentos sobre energia elétrica.

As crianças que visitarão a unidade serão acompanhadas por uma equipe de monitores devidamente uniformizada e treinada para transmitir informações básicas sobre a energia elétrica e os caminhos que ela percorre até chegar às residências, bem como a melhor forma de usar a eletricidade com segurança e sem desperdício.

Ao final da visita, todas as escolas e alunos receberão um gibi em formato de história em quadrinhos, uma cartilha com atividades e passatempos e também adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como ao consumo consciente de energia.

O programa tem como objetivo a conscientização de toda a comunidade escolar. Para os educadores, o curso que acontece na instituição de origem pretende desenvolver conteúdos sobre o uso eficiente de energia elétrica para que os professores disseminem, de forma interdisciplinar, a informação aos estudantes em sala de aula. Para isso, a capacitação visa torná-los agentes multiplicadores dos conceitos do uso eficiente e seguro da energia elétrica, por meio de ações presenciais e pela metodologia Procel Educação.

O programa Boa Energia nas Escolas conta ainda com um site totalmente interativo e lúdico. O espaço tem como objetivo ampliar a divulgação do ensino do tema energia e consumo eficiente entre crianças e jovens.

Jogos como o labirinto “Ajude o Edson”, que remete ao inventor da lâmpada elétrica incandescente, Thomas Edson, e o jogo de tabuleiro “Wats” na qual ganha a equipe que economizar mais energia, são encontrados no portal. O jovem também encontra explicações sobre os diversos tipos de energia existentes, como a estática, cinética, térmica, etc.

O portal também possui curiosidades como a invenção da primeira pilha e do para-raio, além de explicação sobre o caminho da energia, desde a sua geração até o momento em que chega a casa do consumidor. Na aba “Bom uso da Energia”, dicas para utilizar da forma correta os equipamentos dentro de casa e também na hora de comprar um novo aparelho.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site:

http://www.boaenergianasescolas.com.br/bandeirante/nossaturma.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.