EDP Escelsa dá dicas de segurança para clientes da área rural

Com intuito de evitar acidentes, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, busca conscientizar a população e alertar que uma instalação elétrica adequada, feita com materiais apropriados e por profissionais capacitados, permite que os equipamentos sejam usados com segurança e que os clientes não tenham gastos excessivos com a conta de energia.

No uso de máquinas agrícolas, principalmente as que possuem hastes ou caçambas que chegam a atingir vários metros de altura, como colheitadeiras de café e de grãos, caminhões basculantes e escavadeiras, a recomendação é que seja mantida a distância da rede elétrica, uma vez que estes equipamentos podem atingir os fios ou provocar o desmoronamento do terreno e a queda de estruturas se a escavação for feita muito próxima destas.

Em caso de instalação de novos equipamentos que consumam energia elétrica, a indicação da concessionária é que ela seja informada previamente e que, se preciso, seja feita a solicitação do aumento de carga para que se possa avaliar a capacidade da rede e reforçá-la, se for necessário.

“Outro ponto a destacar é com relação à ligação clandestina, que além de ser crime, pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção do fornecimento de energia”, destaca o diretor o diretor Técnico e de Ambiente da EDP Escelsa, Fernando Saliba.

A EDP Escelsa informa ainda que a manutenção da rede interna é de responsabilidade do consumidor e deve ser feita por profissionais capacitados para que sejam evitados acidentes.

Confira algumas dicas de segurança:

– Não toque em animais que levaram choque.
– Ao manusear (manobrar, carregar ou descarregar) caminhões, cuidado com a rede elétrica: verifique a altura do caminhão e também da rede.
– Abaixe totalmente as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios da rede.
– Antes utilizar estas máquinas de grande porte observe a existência de redes elétricas no campo e não permita que elas se aproximem ou toquem nos fios de energia.
– Ao preparar a terra com o arado, tenha o cuidado para não danificar áreas próximas de postes.
– Queimadas perto das redes elétricas são proibidas por lei. O fogo ou mesmo o excesso de calor danificam os cabos e as estruturas, causam curtos-circuitos e interrompem o fornecimento de energia.
– Não faça ligação clandestina, pois elas aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
– Para eletrificar cercas, consulte um eletricista habilitado e coloque placas de sinalização a cada 100 metros. A instalação mal feita da cerca elétrica pode provocar a morte de pessoas e animais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.